Zerozero
·13 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 Januari 2025
Concluída a primeira volta da Liga Portugal Betclic com o deslize do FC Porto na Choupana, é hora de tirar algumas conclusões sobre a corrida ao título. A derrota dos dragões permitiu ao Sporting terminar na liderança, depois de ter beneficiado de cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, até ao momento da saída de Ruben Amorim do comando dos leões.
Ora, partindo deste facto, o zerozero fez o levantamento histórico dos líderes a meio do campeonato e dos campeões, no final.
Contas feitas, o balanço indica uma tendência bem forte, que deixa as odds de sucesso bem inclinadas para os leões...
Ora, contabilizando todas as épocas do século XXI, raras são as vezes em que o emblema que termina na condição de líder no final da primeira metade do campeonato não se sagra campeão.
Assim sendo, num total de 24 edições finalizadas da I Liga, apenas por seis ocasiões a dança de líderes desaguou num vencedor diferente do primeiro classificado na classificação de inverno.
O Benfica deu o pontapé de saída nesta proeza ao ultrapassar o FC Porto - 2004/05 -, numa campanha célebre pelas perdas de pontos constantes dos crónicos candidatos ao título. Em 2005/06, o FC Porto restaurou a moda instaurada de 2001 a 2004 por Boavista, leões e por si próprio, num cenário que perdurou até 2009/10, época em que o SC Braga fechou o round inicial na frente, mas que ditou novo ganho para as águias.
Duas épocas volvidas - 2011/12 -, os azuis e brancos somaram a primeira obra deste calibre ao levar a melhor sobre o Benfica. Quatro anos depois - 2015/16 -, os encarnados repuseram a normalidade neste tipo de golpes ao levar a melhor sobre o Sporting de Jorge Jesus.
A fechar, destaque para os golpes de teatro verificados em épocas seguidas. Se em 2018/19, o Benfica reabilitado por Bruno Lage levou a melhor pelo campeão de inverno FC Porto, na época seguinte, os pupilos de Sérgio Conceição conseguiram a vingança sobre as águias e amealharam o título, depois de uma primeira volta quase imaculada dos encarnados.