Jogada10
·5 Februari 2026
Série B terá playoff e não paralisará durante a Copa

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·5 Februari 2026

A Série B terá mudança importante no seu formato já a partir da edição de 2026, prevista para começar no dia 21 de março. A exemplo do que ocorre em diversos campeonatos europeus, a Segundona terá um playoff de acesso à Série A. Assim, os times que terminarem entre a terceira e a sexta colocações jogarão duas partidas extras (ida e volta) para decidir os últimos dois classificados para a elite. Enquanto o terceiro pega o sexto, o quarto enfrenta o quinto colocado.
Segundo o “UOL”, a medida saiu após o Conselho Técnico da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (5/2), por 17 votos a três. Com a decisão, apenas campeão e vice garantirão vaga na Série A ao fim das 38 rodadas. Além disso, a competição não vai parar durante a disputa da Copa do Mundo, ao contrário do que ocorrerá na Série A.

Entenda como será o formato da Série B a partir de 2026 – Foto: Joilson Marconne / CBF
Na Europa, todos os países dentre as cinco principais competições (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) contam com algum tipo de playoff. Alguns, aliás, utilizam este modelo até mesmo para definir os rebaixados da primeira divisão. São os casos de França e Alemanha.
Além disso, o Conselho Técnico também aprovou a não paralisação da Série B durante a disputa da Copa do Mundo, entre junho e julho, nos Estados Unidos, México e Canadá. O pedido, aliás, partiu dos próprios clubes, visto que a paralisação não estava prevista no calendário da CBF para a Segunda Divisão de 2026. A disputa vai de 21 de março (primeira rodada) a 28 de novembro (38ª rodada), mas pode haver mudanças para que os playoffs não sejam em dezembro.
Além das citadas, há outras duas mudanças importantes, segundo o “ge”. Durante a reunião, a CBF anunciou que arcará com custos como logística, viagens e operação dos jogos, mas condicionou a obrigação de salários em dia. Os clubes também deverão ficar de acordo com outras regras iniciais da implantação do Fair Play Financeiro.
Por fim, bem como ocorreu na Série A, houve o aumento do limite de jogos para que um atleta possa se transferir para outro time da Série B. Agora, são 12 partidas de teto, contra oito da regra anterior. Esta também foi uma mudança a pedido dos clubes.








































