Zerozero
·29 Desember 2025
Sport entra em modo poupança e tem dois portugueses na lista de dispensas

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 Desember 2025

Com a descida para a Série B do Brasileirão e uma previsão de receitas 70 por cento inferiores a 2025, o Sport regressou esta segunda-feira aos trabalhos com apenas 12 atletas e uma extensa lista de jogadores que não deverão continuar na Ilha do Retiro. Apesar de não detalhar os nomes dos que sairão, o diretor de futebol do Leão, Ítalo Rodrigues, enfatizou que a situação financeira foi decisiva.
«Primeiro, quero dizer que não há ninguém que não quiséssemos manter. Mas o Sport simplesmente não pode pagar. Gostaria de começar 2026 com a equipa que terminou, com uma base muito maior, mas, infelizmente, isso não é viável», afirmou em conferência de imprensa.
«Percebem? Se o jogador se apresentar, simplesmente não temos como pagar. É uma questão de matemática. No entanto, todos serão tratados com honestidade e respeito, como disse a todos no balneário», acrescentou.
Matheus Souto Maior, presidente do clube, mencionou até a criação de uma comissão interna para avaliar todos os casos, procurando conciliar os desejos do departamento de futebol com os aspetos jurídicos e financeiros da equipa. O orçamento salarial - que em 2025 foi de 6,5 milhões de reais (cerca de 990 mil euros) - deverá ser reduzido para metade.
Dez jogadores ficaram sem contrato e não retornarão para a nova temporada: o guarda-redes Gabriel, o defesa central Lucas Cunha, os laterais Luan Cândido, Aderlan, Kevyson e Hereda, o médio Hyoran, e os avançados Gonçalo Paciência, Léo Pereira e Derik Lacerda.
Entre os jogadores que ainda têm contrato com o Leão, há situações como a de Lucas Lima, que negoceia uma redução salarial para permanecer no clube, e outros que já foram informados de que não fazem parte dos planos: os defesas centrais Rafael Thyere e João Silva, o lateral Igor Cariús, os médios Pedro Augusto, Rodrigo Atencio e Sérgio Oliveira, e os avançados Ignacio Ramírez e Pablo.
Outros nomes ainda podem ser acrescentados à lista de dispensas, como o próprio Lucas Lima, caso não se chegue a um acordo, e Lucas Kal, médio que ainda não sabe qual será a sua situação na equipa.
O Sport terá Roger Silva como treinador na próxima temporada, e já anunciou que vai iniciar o Campeonato Pernambucano com a equipa sub-20. A estreia é no próximo dia 10, contra o Jaguar, na Arena Pernambuco.
Os atletas que se apresentaram hoje foram: os guarda-redes Adriano e Caíque França, o defesa central Ramon Menezes, o lateral-direito Matheus Alexandre, os médios Zé Lucas, Adriel, Pedro Martins, Luciano e Lucas André, e os avançados Barletta, Dieguinho e Zé Roberto.









































