
Central do Timão
·23 Oktober 2025
Técnico e volante do Corinthians projetam reta decisiva da Copa do Brasil de 2025

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·23 Oktober 2025
No final da tarde desta quarta-feira, 22 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Gomary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, sorteou os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. O Corinthians enfrenta o Cruzeiro e fará o segundo jogo na Neo Química Arena. As datas base para os jogo são 10 e 14 de dezembro.
Representando o Corinthians no evento da entidade nacional, o técnico Dorival Júnior e o volante Maycon conversaram com a imprensa e projetaram o duelo diante da equipe mineira na competição mata-mata nacional. O meio-campista corinthians foi questionado sobre a importância de realizar o segundo jogo em Itaquera com o apoio da torcida e sobre um suposto favoritismo no duelo justamente pelo fator casa.
Foto: Nelson Terme/CBF
“Com a força da nossa torcida, é uma decisão importante para nós. Sabemos a força que nós temos, é claro que tudo passa por um primeiro jogo também que será difícil e temos que fazer um grande jogo. Temos que fazer grandes duas decisões para confirmar essa classificação, mas acho que jogar o último jogo em casa é uma coisa importante também, até pelo que eu falei, nossa torcida é uma torcida muito importante e sabemos que podemos jogar com ela. Vai ser importante pra essa decisão.”
“Favoritismo é uma palavra muito forte, são duas equipes muito fortes, muito grandes e que tem as suas estratégias, tem o seu formato, acho que decidir em casa é uma, pra mim, na minha opinião é uma coisa importante até pela torcida que nós temos, mas não considero favoritismo. Temos que manter os pés no chão e trabalhar porque serão duas decisões muito importantes. Temos a condição de chegar na final, mas temos que fazer dois grandes jogos para chegar isso”, iniciou.
Em seguida, ressaltou o histórico vencedor do técnico Dorival Júnior na Copa do Brasil. O comandante já conquistou a competição três vezes: Santos (2010), Flamengo (2022) – contra o Corinthians na decisão – e São Paulo (2023). No comando do Alvinegro nesta edição, a equipe corinthiana venceu os seis jogos e não sofrendo nenhum gol, despachando Novorizontino (0 x 1 e 1 x 0), Palmeiras (1 x 0 e 2 x 0) e Athletico-PR (0 x 1 e 2 x 0) na terceira fase, oitavas de final e quartas de final, respectivamente.
“É importante, acho que o Dorival é um técnico super vencedor, principalmente na Copa do Brasil, acho que a sequência que ele teve na Copa do Brasil é uma sequência que tem que se respeitar. Isso é uma coisa que nós vamos jogar a nosso favor também, acho que ter um técnico super vencedor, principalmente nos últimos anos, acabou ganhando um título nosso e sabemos o quão importante ele foi para o Flamengo naquela ocasião. Agora está do nosso lado e sabemos da capacidade dele para nos ajudar nesse momento também”, continuou.
Maycon está emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, até o final da atual temporada e ainda possui futuro incerto no clube para 2026. Vale lembrar que o Corinthians possui uma dívida com o time ucraniano que está em julgamento no CAS, órgão da Fifa, de pouco mais de 1 milhão de euros, R$ 6 milhões, referente ao não pagamento dos empréstimos nos anos de 2023 e 2024.
Ao todo, são 238 jogos – duas passagens (2016-2018 e 2022-2025) com a camisa do Corinthians (181 como titular), sendo 114 vitórias, 66 empates e 58 derrotas – pouco mais de 57% de aproveitamento. No total, são 16 gols marcados e cinco títulos conquistados: Campeonato Brasileiro (2017) e Campeonato Paulista (2017, 2018 e 2025).
O jogador respondeu se uma eventual final pode significar sua última partida pelo Corinthians, visto que a Copa do Brasil encerrará o calendário do futebol brasileiro em 2025: “Não, estamos conversando. Tem um contrato até o final do ano, mas estamos conversando. Ainda não decidimos nada. Se Deus quiser não (será o último o jogo), mas pode ser, pode acontecer e nós temos que nos preparar para isso também.”
Por fim, foi questionado sobre o reencontro com o goleiro Cássio, um dos maiores ídolos da história corinthiana, que conquistou nove títulos pelo clube entre 2012 e 2024, e defende o Cruzeiro desde a metade do ano passado. Maycon atuou com o “Gigante” no Alvinegro entre 2016-2018 e 2022-2024. O volante também evitou entrar em polêmicas quanto ao ambiente político conturbado no Parque São Jorge.
“Vai ser diferente, acho que é um amigo meu particular, é um super vencedor aqui no clube, mas que nessa decisão as boas sortes sejam pra nós e nós conseguimos classificar se Deus quiser.”
“Focar no futebol, que é o que controlamos. Não cabe a mim ficar falando de política e os problemas do clube. O que cabe a mim é chegar além do campo e ajudar o elenco a fazer o melhor trabalho possível, ajudar os meus companheiros em campo e representar o Corinthians da melhor forma possível que eu consigo”, finalizou.
Dorival Júnior com a palavra
No Corinthians desde a reta final de abril, o treinador possui 13 vitórias, nove empates e oito derrotas no comando da equipe corinthiana – 31 gols marcados e 24 sofridos. Em entrevista à apresentadora do evento promovido pela CBF, o comandante projetou a reta decisiva do torneio e ressaltou que as quatro equipes mereceram estar aonde estão e afirmou que espera que sejam jogos de alto nível.
“É muito difícil, às vezes, de pontuarmos uma partida em especial, mas é natural, tivemos um confronto dentro do nosso estado (Derby contra o Palmeiras), assim como o Cruzeiro, que jogou com o Atlético-MG. Em razão disso, a competição se torna muito mais emocionante e viva na memória do torcedor. É um momento importante, as quatro equipes mereceram chegar onde estão. Tenho certeza que faremos grandes espetáculos. Eu acredito que é digno de uma Copa do Brasil, equipes conceituadas que estarão muito bem preparadas para vivermos momentos importantes na história da competição.”
“Eu acho que serão quatro clássicos do futebol brasileiro. Não acredito que tenha uma vantagem considerável. Naturalmente que a história de cada partida é que vai definir tudo isso. (Léo) Jardim (treinador do Cruzeiro) falou uma coisa importante: já saímos jogando a primeira partida em casa, já jogamos fora. Eu acho que a experiência já passamos. Agora é um momento decisivo, que cada clube tenha consciência daquilo que fará, daquilo que tem a apresentar e que tenhamos, se Deus quiser, quatro grandes jogos, jogos de altíssimo nível, até porque são equipes que, como eu disse, mereceram e que chegaram aonde chegamos naturalmente, conhecendo e enfrentando tudo e qualquer dificuldade que tiver”, disse.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Langsung
Langsung
Langsung