oGol.com.br
·6 Oktober 2025
Três vagas para sete times: Série C vai para a última rodada só com a Ponte Preta tranquila

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6 Oktober 2025
A Ponte Preta já comemora há mais de uma semana o retorno à Série B do Brasileirão, livrando-se da agonia da Série C. Contudo, restando apenas uma rodada para o fim da competição, ela é a única equipe com acesso definido, com as outras sete classificadas para a fase final ainda vivas na disputa pelas três vagas abertas.
Enquanto a Macaca mandou um time reserva e acabou derrotada pelo Brusque - perdendo a chance de garantir classificação antecipada para a decisão - o arquirrival Guarani desperdiçou a última chance de carimbar o passaporte do acesso diante de sua torcida. Já no Grupo B, Londrina e Floresta tinham chance de garantir a vaga, mas o São Bernardo não deixou.
Curiosamente a lanterna do grupo pertence ao Caxias, dono da melhor campanha na primeira fase da Série C. A equipe gaúcha é a única que ainda não venceu na fase decisiva, tendo três empates e duas derrotas, dependendo de um grande milagre para conseguir o acesso.
Na última rodada o Londrina, líder com nove pontos, joga até pelo empate contra o São Bernardo, resultado que ainda garante o time na decisão. O São Bernardo, por outro lado, precisará vencer e ainda assim correrá risco, já que terá que ficar de olho no duelo entre Caxias e Floresta. Se paulistas e cearenses vencerem na última rodada, teremos um empate triplo com nove pontos, deixando a decisão para os critérios de desempate, que são (em ordem): número de vitórias; saldo de gols; gols pró; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos; sorteio.
Caso o empate seja apenas entre duas equipes, o quarto critério de desempate será o confronto direto, considerando os resultados dos jogos de ida e volta somados.
Mesmo garantida, sobra motivação para a Ponte Preta. Na última rodada o duelo é contra o Guarani, no Moisés Lucarelli. Diante de sua torcida, a Ponte pode empatar para se garantir na final, mas ainda poderá temperar a festa da torcida com a eliminação do arquirrival.
O Guarani ultrapassará a Ponte caso vença no sábado, já que tem mais gols marcados, ficando com a vaga na Série B e indo para a final do campeonato. Ou seja, o Dérbi 212 deste final de semana tem tudo para parar Campinas.
Enquanto isso, Náutico e Brusque vão se enfrentar no Recife. A equipe catarinense vai precisar da vitória e pelo menos um empate da Macaca, enquanto o Timbú precisa de mais ajuda alvinegra, já que leva a pior no critério do confronto direto com o Bugre.