OneFootball
·9 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·9 Januari 2025
Quando Tammy Abraham marcou o gol da vitória do AC Milan nos acréscimos da Supercopa da EA Sports FC em Riade contra o rival Inter, as celebrações de jogadores e fãs, unidos atrás do gol, contaram sua própria história.
Catarse e outras poucas palavras descrevem tão bem a pura e desenfreada alegria de ver seu time marcar ou ganhar, especialmente em circunstâncias tão dramáticas quanto a vitória dos Rossoneri, de virada, após saírem estarem com um 2 x 0 atrás no placar, para ganhar por 3 x 2.
Para os jogadores, é simplesmente por isso que você joga futebol; o que você sonhou quando era uma criança, chutando uma bola com seus amigos.
E para os milhões de fãs assistindo as imagens da Arábia Saudita sendo transmitidas de volta para seu canto do mundo, é por isso que o futebol não é apenas o jogo bonito, mas o jogo global.
"Atmosfera linda em um país lindo", foi o que disse um encantado Abraham. Seu colega de equipe do Milan, Rafael Leão, que desempenhou um papel tão influente na recuperação após sair do banco quando a Inter estava à frente por 2 x 0, acrescentou:
"Devo agradecer aos fãs sauditas; eles foram incríveis. Eles criaram uma vibe maravilhosa. Ganhar algo com o Milan é cheio de emoção. É uma vitória coletiva."
📸 Yasser Bakhsh - 2025 Getty Images
Havia 22.508 fãs lotando o Al Awwal Park para a final da Supercopa Italiana na segunda-feira, 6 de janeiro, para ver dois dos nomes mais queridos do futebol mundial se enfrentarem. Nem todos deixaram o estádio extasiados com o placar, é claro, mas todos – até mesmo o mais fervoroso fã da Inter – saíram sabendo que haviam testemunhado algo especial em solo saudita, um verdadeiro jogo para a história.
O público nos jogos da Supercopa deste ano totalizou 66.520 – a maior de todas nas cinco ocasiões em que a Arábia Saudita sediou o torneio.
Fãs de lugares tão distantes quanto a China viajaram para o torneio, assim como os ultras Curva Nord da Inter de Milão. Acompanhado por três amigos, Travis Wang voou direto de Pequim para Riade para a final.
O torcedor da Inter pode ter saído desapontado com o resultado, mas o cidadão chinês ficou encantado com a experiência geral. Wang disse: "Foi muito fácil chegar aqui. O povo saudita é muito amigável e tem muita paixão pelo futebol."
As celebrações nos acréscimos, e toda a ação emocionante do jogo durante as três partidas da Supercopa, também foram vivenciadas em sua totalidade por torcedores surdos e mudos no Al Awwal Park, casa do Al Nassr e de seu superstar Cristiano Ronaldo.
Pela primeira vez na Arábia Saudita, uma iniciativa do Ministério do Esporte viu uma camisa de futebol única equipada com sensores avançados que transformavam o ruído do estádio em vibrações. A tecnologia inovadora permitiu aos fãs com deficiências auditivas ou dificuldades uma experiência transformadora de como eles aproveitam o futebol.
📸 Ministério do Esporte da Arábia Saudita
A iniciativa de inclusão do Ministério do Esporte também será usada durante a Supercopa Espanhola que será realizada em Jedá, juntamente com uma iniciativa adicional para promover acessibilidade e engajamento.
Outra atividade que uniu fãs e jogadores foram os encontros com todas as quatro equipes. Jovens entusiasmados tiveram a chance de conhecer seus heróis pessoalmente, ajudando a inspirar a próxima geração de jogadores de futebol e proporcionando memórias para toda a vida.
Para aqueles um pouco mais velhos que queriam conhecer as estrelas do futebol de sua juventude, a Serie A trouxe vários embaixadores e lendas, incluindo Zlatan Ibrahimovic, Andrea Pirlo, Marco Materazzi, e o astro Alessandro Del Piero.
A Juventus, o antigo clube de Del Piero, com quem ele ganhou quatro Supercopas, também encantou a Juventus Academy na Arábia Saudita ao ter membros do time principal jogando com seus jovens talentosos.
"É importante para os jovens jogadores na Arábia Saudita, como em qualquer outro lugar do mundo, melhorar suas técnicas assistindo a jogadores estabelecidos no auge de seu jogo. Ter a Supercopa em Riade novamente tem sido uma ótima experiência", disse Del Piero.
📸 Abdullah Ahmed - 2025 Getty Images
Com o contrato mais recente ainda incluindo mais duas Supercopas na Arábia Saudita, a Serie A certamente concorda com Del Piero.
Luigi De Siervo, CEO da Serie A, destacou o vínculo entre Itália e Arábia Saudita.
"A Supercopa Italiana fortaleceu o vínculo entre a Itália e a Arábia Saudita. O Ministério do Esporte, o Ministério do Investimento e a Sela estão acolhendo a Serie A no Reino da maneira mais hospitaleira, e nosso relacionamento com a Arábia Saudita é uma relação chave para ajudar a Serie A a continuar crescendo. A Arábia Saudita tem uma população muito jovem que é muito apaixonada por futebol, e queremos continuar a aumentar a presença de público", afirmou.
Michele Ciccarese, o Diretor Comercial e de Marketing da Serie A, acrescentou o foco da liga no exterior.
"No passado, estávamos muito focados em questões domésticas com a Serie A, mas agora tudo o que fazemos tem um olho no exterior. Este ano fomos acompanhados na Arábia Saudita pelos três maiores clubes em termos de base de fãs (Juventus, AC Milan e Inter Milan) e fora do campo estamos trabalhando como um coletivo; como uma orquestra e não como violinistas", disse.
E enquanto a orquestra coletiva de jogadores e fãs do AC Milan atingia um crescendo em suas celebrações da Supercopa em Riade, jovens sauditas nas arquibancadas sonhavam em ser seus heróis no campo um dia.
Perguntado sobre como a realização de grandes eventos como a Supercopa pode inspirar os jovens sauditas, Malick Thiaw, o zagueiro do Milan, respondeu: "Acho que tem um grande impacto com o que eles estão fazendo, acho que o futebol é para todos, não é verdade que é para algumas pessoas - é para todos, então todos podem aproveitar ainda mais o futebol. Espero que os jovens sauditas continuem a trabalhar assim e visem o mais alto".
📸 Yasser Bakhsh - 2025 Getty Images