Leonino
·17 Oktober 2025
Varandas diz que plantel do Sporting sentiu-se "culpado" pela saída de campeão

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·17 Oktober 2025
Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All" e Frederico Varandas recordou saídas de Amorim e João Pereira
O Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All", com imagens inéditas dos bastidores da última época e declarações do Presidente, jogadores e treinadores. Frederico Varandas recordou a saída de Ruben Amorim e como o plantel se sentiu "culpado" por não ter estado à altura aquando da contratação de João Pereira.
Varandas: "90% dos treinadores - talvez mais - teriam aceitado o convite de que Amorim aceitou"
"É um dos momentos marcantes da época e um dos momentos que podemos chamar de 'stress test'. Tenho perfeita noção de que 90% dos treinadores - talvez mais - teriam aceitado o convite de que Amorim aceitou. E lembro-me que há um momento em que me comunica - estou eu e o Viana no meu gabinete - que Presidente decidi que quero ir. Não disse nada, mas senti que estava desfeito por tomar essa decisão", recordou Varandas.
O Presidente dos leões não guarda mágoa e compreendeu a decisão: "Lembro-me dele sentado no gabinete a olhar para o chão e eu dizer 'Amorim, levanta-te, está feito'. Venha a acontecer o que vier, sei que Amorim foi muito feliz nesta casa, era um treinador feliz, um treinador que nos ajudou a transformar o clube. E só consigo ter boas memórias. O futebol é isto mesmo e é um treinador que está na história do Sporting. O segundo treinador com mais jogos na história do Sporting e isso diz tudo".
Varandas: "Exigiu-se ao João Pereira tudo o que o Amorim fazia"
"Olhando para trás, o João [Pereira] sofreu muito. Há uma coisa para a qual não estava preparado: o impacto emocional. Houve um momento de luto da saída do treinador, cada um resolveu esse luto no seu timing. Exigiu-se ao João Pereira tudo o que o Amorim fazia. O comboio estava em andamento e era não mexer, não inventar", admitiu Varandas.
"Toda a gente adorava o João, mas não estávamos preparados para aceitar um João Pereira 100% com as suas ideias. O João não teve nada do seu lado. Toda a gente aqui fez o luto de Amorim no período com João Pereira. No dia em que João Pereira saiu, todo o grupo e todo o staff sentiu peso na consciência. Saiu muito por culpa nossa de não conseguirmos fazer esse luto. Um Presidente tem de tomar decisões e tomámos a decisão de mudar e vir o Rui Borges", terminou, falando ainda da conquista da dobradinha.