Varela atinge pico de velocidade nos acréscimos e domina estatísticas na final da Libertadores | OneFootball

Varela atinge pico de velocidade nos acréscimos e domina estatísticas na final da Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·2 Desember 2025

Varela atinge pico de velocidade nos acréscimos e domina estatísticas na final da Libertadores

Gambar artikel:Varela atinge pico de velocidade nos acréscimos e domina estatísticas na final da Libertadores

Dados físicos e táticos divulgados pelo Flamengo revelam a grandiosidade da atuação de Guillermo Varela na final da Libertadores. O uruguaio teve uma atuação de gala, aliando precisão técnica a um preparo físico impressionante, que foram fundamentais para o tetracampeonato contra o Palmeiras em Lima.

O dado que mais chama a atenção no relatório da decisão é a resistência de Varela. O lateral registrou as duas maiores velocidades máximas do Flamengo na partida. Vale destacar que o pico de aceleração ocorreu quando a maioria dos atletas já estava exausta.


Video OneFootball


Aos 92 minutos de jogo, já nos acréscimos do segundo tempo, Varela atingiu a marca de 33,19 km/h. Ele antecipou uma virada de jogo do Palmeiras, desarmou o adversário e arrancou para o ataque. Mesmo perdendo a bola na sequência, disputou a posse com o zagueiro e continuou pressionando a saída adversária no campo de ataque.

A segunda maior marca do time também foi dele: 32,6 km/h, registrada ainda no primeiro tempo. Esses números mostram que Varela manteve a intensidade do primeiro ao último minuto. Nas métricas gerais, 13% da distância total percorrida pelo uruguaio foi em alta velocidade, uma das maiores proporções da equipe na final.

Varela se destacou na defesa e no ataque

Não foi apenas na corrida que Varela se destacou. O lateral foi fundamental para neutralizar o ataque palmeirense e iniciar as jogadas do Flamengo. O uruguaio foi um dos dois jogadores com mais recuperações de posse de bola (14) em toda a partida, sendo crucial nas ações de pressão.

Com a bola no pé, o lateral foi o segundo jogador do Flamengo que mais tocou na bola, com 69 passes, ficando atrás apenas do zagueiro Léo Pereira (77).

Varela também foi o segundo em passes progressivos (16), aqueles que quebram linhas e avançam o time, empatado com Léo Pereira e atrás apenas de Alex Sandro (17).

Temporada de afirmação

A performance em Lima coroa uma temporada de regularidade para o lateral. Em 2025, Varela já soma 48 jogos e dois gols, sendo peça constante no esquema tático rubro-negro. Ao todo, ele completou 123 partidas com o Manto Sagrado, somando quatro gols marcados.

Com o título continental assegurado, a intensidade de Varela agora se volta para a possível conquista do Brasileirão nesta quarta-feira e para a preparação visando a Copa Intercontinental.

Lihat jejak penerbit