Papo na Colina
·11 Februari 2026
Vasco define Brasileirão como prioridade absoluta em 2026 para evitar erros do passado

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·11 Februari 2026

Em busca de sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (11), contra o Bahia, o Vasco da Gama entra em campo com uma mentalidade diferente da temporada passada. O planejamento estratégico traçado pela cúpula do futebol para 2026 coloca a competição de pontos corridos como o “objetivo número um” do ano. A diretriz é clara: força máxima nos jogos da liga nacional e administração de minutagem nas copas, invertendo a lógica utilizada em 2025.
No ano passado, o clube priorizou a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil, chegando a poupar titulares no Brasileiro. O resultado foi uma eliminação precoce no torneio continental (nos playoffs para o Independiente del Valle) e um vice-campeonato no mata-mata nacional. O custo dessa estratégia, porém, foi alto na Série A: o time sofreu uma derrocada na reta final, com sete derrotas nos últimos oito jogos, terminando em um frustrante 14º lugar.
A mudança de postura passa pela confiança na qualificação do plantel e pela necessidade de evitar riscos desnecessários. A diretoria entende que entregou ao técnico Fernando Diniz um grupo mais robusto, com a chegada de seis reforços nesta janela de transferências. Embora ainda busque um volante titular no mercado, a avaliação interna é de que o elenco atual é capaz de entregar uma campanha sólida e brigar na parte de cima da tabela, visando uma vaga direta na Libertadores.
O trauma da reta final de 2025, quando a equipe flertou com a parte baixa da tabela após sonhar com o G-6, serviu de lição. A ordem agora é não negligenciar nenhum ponto, especialmente jogando em casa. Com apenas um ponto somado nas duas primeiras rodadas (derrota para o Mirassol e empate com a Chapecoense), o duelo de hoje em São Januário ganha contornos de decisão para alinhar a prática ao novo discurso de prioridade.

Diniz quer a melhor posição possível para o Vasco – Foto: Dikran Sahagian/Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Langsung








































