Papo na Colina
·2 Juli 2025
Vasco tem o melhor aproveitamento entre clubes cariocas em competições mundiais

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·2 Juli 2025
O Vasco da Gama é o clube carioca com o melhor desempenho histórico em competições mundiais de clubes. De acordo com levantamento do perfil R10 Score, o Cruzmaltino tem 66% de aproveitamento nesses torneios, superando os rivais do Rio de Janeiro.
+ Vasco acerta o primeiro grande contrato da janela e garante peça-chave para o time de Fernando Diniz
Vasco fez uma ótima campanha no Mundial de Clubes de 2000, mas acabou ficando com o vice-campeonato. (Shaun Botterill/Allsport / Esporte News Mundo)
O Fluminense aparece na segunda colocação, com 61% de aproveitamento, seguido pelo Flamengo, com 59%. O Botafogo fecha a lista com 40%.
O desempenho vascaíno é puxado, principalmente, pela campanha no Mundial de Clubes de 2000, organizado pela FIFA, em que a equipe chegou à semifinal e encerrou sua participação de forma invicta no tempo regulamentar.
Ainda que o reconhecimento oficial da FIFA para o Mundial de Clubes tenha começado apenas no ano 2000, diversas competições anteriores carregam valor simbólico e foram consideradas intercontinentais por torcedores, clubes e até pela imprensa internacional. O Vasco, por sua importância e força esportiva, foi figura constante nesse cenário.
O clube participou de eventos que reuniram campeões da América do Sul, Europa e outras regiões, seja em caráter amistoso, competitivo ou semi-oficial. Alguns desses torneios precederam o formato atual, mas serviram como embrião da ideia de um verdadeiro campeonato mundial de clubes. Por isso, fazem parte da história vascaína no cenário global.
Ramon disputa lance com Seedorf no Mundial – Getty Images
Apesar de não ter conquistado o título, o Vasco segue como o representante carioca com melhor rendimento nesse tipo de competição — um dado que reforça o peso do clube em palcos internacionais.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News