Gazeta Esportiva.com
·24 Desember 2025
Veja viradas marcantes do São Paulo na temporada de 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 Desember 2025

A temporada de 2025 do São Paulo teve altos e baixos. O clube conseguiu se livrar do rebaixamento, mas terminou o Campeonato Brasileiro na oitava posição e sem a tão desejada vaga na Libertadores. O time ainda caiu nas quartas de final da Libertadores e nas oitavas da Copa do Brasil. Apesar disso, a equipe são-paulina também teve momentos positivos em 2025. Pensando nisso, a Gazeta Esportiva separou as viradas mais marcantes do Tricolor neste ano.
No dia 17 de maio de 2025, o São Paulo recebeu o Grêmio, no Morumbis, em compromisso válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. À época, a equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía foi a campo com: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Oscar; Luciano, Lucas Ferreira e André Silva. Pablo Maia, Lucca, Bobadilla e Cédric Soares foram acionados posteriormente.
O São Paulo saiu atrás no marcador aos 37 minutos do primeiro tempo, quando Aravena estufou as redes de Rafael no Morumbis. O Tricolor, porém, não jogou a toalha e foi buscar a virada. Aos 49 minutos, Arboleda foi o responsável por deixar tudo igual no placar. Já quando tudo parecia se encaminhar para o empate, André Silva marcou de pênalti e deu o triunfo aos donos da casa.
O resultado foi importante para o São Paulo, que conseguiu se afastar da zona de rebaixamento e, na oportunidade, pulou para o nono lugar da tabela, chegando aos 12 pontos.
Competição: Campeonato Brasileiro (nona rodada) Local: Morumbis, em São Paulo (SP) Data: 17 de maio de 2025, sábado Horário: às 21h (de Brasília) Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ) GOLS: Aravena, aos 36′ do 1ºT (Grêmio); Arboleda, aos 3′ do 2ºT (São Paulo); André Silva, aos 39′ do 2ºT (São Paulo)

(Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net)
Outra virada marcante do São Paulo em 2025 veio durante a breve participação na Copa do Brasil. O Tricolor entrou já na terceira fase do torneio nacional e teve pela frente o tradicional Náutico, de Pernambuco. O jogo de ida entre as equipes foi disputado em 29 de abril, também no Morumbis, e a equipe largou em vantagem na competição.
Ainda com Luis Zubeldía à beira do gramado, o São Paulo foi a campo com: Rafael; Cédric Soares, Ruan Tressoldi, Alan Franco e Wendell; Alisson, Marcos Antônio e Matheus Alves; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva. Sabino, Enzo Díaz, Bobadilla, Rodriguinho e Ryan Francisco entraram na etapa final.
Na ocasião, o São Paulo largou em desvantagem no marcador logo aos 17 minutos, quando Caio Vitor abriu o placar para o Náutico e calou a torcida no Morumbis. O Tricolor deu uma rápida resposta e logo empatou com Luciano, aos 21 minutos. O duelo foi para o intervalo em 1 a 1, mas o cenário mudou com o segundo gol do camisa 10, que foi decisivo e virou o jogo para os donos da casa no primeiro minuto da etapa complementar.
Competição: Copa do Brasil (jogo de ida da terceira fase) Local: Morumbis, em São Paulo Data: 29 de abril de 2025, terça-feira Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF) Assistentes: Leia Naiara da Cruz (DF) e Daniel da Silva Andrade (DF) VAR: Elmo Resende Cunha (GO) GOLS: Caio Vitor, aos 16 do 1ºT (Náutico); Luciano, aos 21 do 1ºT (São Paulo)

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)
O São Paulo também começou o ano com uma importante virada no Campeonato Paulista em 29 de janeiro. Em compromisso válido pela quinta rodada do Estadual, o Tricolor visitou a Portuguesa na Mercado Livre Arena Pacaembu. A equipe são-paulina poupou alguns de seus principais titulares e contou com o brilho do garoto Ryan Francisco para conseguir o bom resultado diante da Lusa.
A escalação do São Paulo de Zubeldía teve: Jandrei; Ferraresi, Ruan, Sabino e Patryck; Santiago Longo, Bobadilla e Marcos Antônio; Erick, Ferreira e André Silva. Quatro destes jogadores, inclusive, já deixaram o clube (Jandrei, Ruan, Longo e Erick). No segundo tempo, também entraram Enzo Díaz, Calleri, Rodriguinho, Lucas Ferreira e a estrela da noite, Ryan Francisco.
O São Paulo levou o golpe da Portuguesa logo aos sete minutos, quando Renan Peixoto balançou as redes para a equipe mandante. 11 minutos depois, André Silva empatou o duelo ao cobrar pênalti com maestria. Novamente, tudo parecia encaminhar-se para um empate, mas Ryan Francisco tinha outros planos. O centroavante entrou aos 38 minutos do segundo tempo e, nos acréscimos, saiu cara a cara com o goleiro para dar a vitória ao Tricolor.
Competição: Campeonato Paulista (quinta rodada) Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo Data: 29 de janeiro de 2025, quarta-feira Horário: 21h35 (de Brasília) Árbitro: Matheus Delgado Candançan Assistentes: Danilo Simon Manis e Luiz Alberto Nogueira VAR: Daiane Muniz GOLS: Renan Peixoto, aos 14 do 1ºT (Portuguesa); André Silva, aos 22 do 1ºT, e Ryan Francisco, aos 46 do 2ºT (São Paulo)

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)









































