Zerozero
·28 September 2025
Vento ribatejano embalou o FC Alverca até à vitória

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 September 2025
O FC Alverca recebeu e bateu o Vitória SC por 2-0, numa partida a contar para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
Os primeiros instantes da partida ficaram marcados pelo equilíbrio entre ambas as equipas. Em poucos minutos surgiram duas ocasiões de golo, uma para cada conjunto, o que se revelava um bom presságio para o resto do encontro. A equipa da casa exerceu uma pressão alta que se mostrou bastante eficaz, criando dificuldades aos vimaranenses. Outro fator que também influenciou a partida foi o vento: até as abordagens mais simples à bola não tinham sucesso, já que a trajetória da bola era imprevisível.
Grande parte da primeira metade foi marcada por esse equilíbrio, mas a emoção surgiu mesmo antes do intervalo. Bruno Pires Costa foi chamado pelo VAR para analisar um possível penálti a favor dos ribatejanos. Após rever as imagens, o árbitro considerou que Beni Mukendi jogou a bola com o braço dentro da área do Vitória SC e assinalou uma grande penalidade para os visitados. Marezi converteu a oportunidade, aos 41 minutos, mas ainda havia mais por acontecer. Antes do apito para o descanso, Sabit Abdulai cometeu uma falta dura sobre Matija Mitrovic no meio-campo dos visitantes, e viu o segundo cartão amarelo, sendo consequentemente expulso. Uma contrariedade que sucedeu a um momento de felicidade para a turma de Alverca. Os dados estavam lançados e a segunda parte prometia.
Custódio Castro lançou Tomás Mendes durante a interrupção entre as partes, com o objetivo de tentar minimizar os danos que a expulsão podia causar. Houve também um ajuste na disposição tática, com a equipa a oscilar entre um 5x3x1 e um 3x5x1. A alteração do bloco revelou-se positiva, já que o conjunto da casa não aparentava estar em inferioridade numérica. Os ribatejanos adotaram uma postura mais defensiva, recuando para perto da sua área, o que permitiu aos vitorianos aumentar o volume de ocasiões de perigo. Apesar da nova dinâmica do Vitória SC, a verdade é que os visitantes nunca conseguiram encontrar o caminho da baliza.
Já em tempo de compensação, foi assinalado um penálti a favor do Vitória SC, depois de Óscar Rivas cair na área. O VAR chamou o árbitro do encontro e, após rever as imagens, este acabou por reverter a decisão inicial. Não passou de um susto para os adeptos da casa e de um dissabor para os vimaranenses. Mas os apoiantes da equipa de Guimarães teriam ainda mais motivos para ficar desiludidos: já no último suspiro dos descontos, Davy Gui aproveitou um contra-ataque para servir Sandro Lima. Isolado frente a Juan Castillo, o avançado brasileiro rematou para o fundo das redes da baliza vitoriana, selando o resultado final.
Os jogadores do conjunto ribatejano deixaram tudo em campo. Nem a inferioridade numérica abalou a confiança dos recém-chegados à I Liga. Na próxima jornada, o FC Alverca defronta o AFS, enquanto o Vitória medirá forças com o Santa Clara.
Alex Amorim (FC Alverca): O médio esteve muito ativo durante toda a partida. Fez uma segunda parte excelente, tapando todos os buracos deixados pela inferioridade numérica. Super exibição!
Marezi (FC Alverca): Teve muita frieza no momento de bater a grande penalidade. Acaba a partida com um golo, que abriu o caminho para a vitória ribatejana.
Sandro Lima (FC Alverca): Entrou numa fase complicada do jogo, onde seria a única referência ofensiva declarada da equipa. Apesar disso, deu uma boa resposta e ainda marcou um tento nos últimos suspiros da partida.
A exibição de Bruno Pires Costa podia ter sido melhor. O juiz da partida decidiu de forma questionável em alguns lances na partida.
Onze do FC Alverca:
André Gomes, Naves, Sergi Gómez, Bastien Meupiyou, Nabil Touaizi, Sabit Abdulai, Alex Amorim, Francisco Chissumba, Lincoln, Marezi, Figueiredo
Onze do Vitória SC:
Juan Castillo, Miguel Maga, Óscar Rivas, Rodrigo Abascal, João Mendes, Beni Mukendi, Matija Mitrovic, Telmo Arcanjo, Miguel Nogueira, Noah Saviolo, Nélson Oliveira
1':
Começou a partida
1':
FC Alverca: Figueiredo
recebeu um passe de Touaizi e armou remate, à entrada da área. Juan Castillo esticou-se e conseguiu negar o golo. Fica o aviso!
3':
Vitória SC: Telmo Arcanjo
armou remate e André Gomes defendeu a bola no limite
22':
FC Alverca: Lincoln
recebeu um cruzamento e cabeceou, mesmo no coração da área. A bola foi à figura do guardião vimaranense
27':
Nenhuma das equipas está com um fio de jogo claro, sendo que estão a tentar encontrar a melhor maneira de desconcertar os adversários. O FC Alverca está a aplicar uma pressão alta que, até ao momento, tem sido bastante efetiva. Além disso, a equipa da casa tem criado mais chances de perigo. O Vitória SC tem tentado anular as investidas ribatejanas. Ofensivamente, os vimaranenses não estão a conseguir chegar muitas vezes ao último terço.
41':
GOLO FC Alverca: Marezi marca de grande penalidade!
Marezi marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
Marezi rematou colocado para o canto inferior direito e não deu hipóteses a Juan Castillo.
45 +1':
FC Alverca: Naves
rematou mesmo no miolo da área, mas a bola bateu num defesa adversário
45 +1':
Cartão vermelho para Sabit Abdulai (FC Alverca)
Sabit Abdulai vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
45 +4':
Muita emoção nos últimos minutos da primeira metade. O FC Alverca chega à vantagem, mas vê Sabit Abdulai a ser expulso. O jogo está bastante equilibrado. A segunda parte promtete!
46':
Vitória SC: Miguel Nogueira
rematou na pequena área, mas colocou a bola por cima da baliza ribatejana
61':
Vitória SC: Samu Silva
armou remate, mas André Gomes estava atento e negou o golo
62':
A segunda parte está muito parada. Até ao momento, não houve nenhuma chance de grande perigo. Ambas as equipas estão a tentar encontrar o seu ritmo.
67':
Vitória SC: João Mendes
disparou do meio da rua e, até ao momento, foi a maior chance para os vimaranenses na segunda metade. A bola passou a centímetros da barra da baliza ribatejana
78':
Vitória SC: Fabio Blanco
recebeu a bola na quina esquerda da área e armou remate. A bola passou mesmo ao lado do poste direito da baliza ribatejana. Gritou-se golo em Alverca
90 +7':
GOLO FC Alverca! Sandro Lima marca
Sandro Lima marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
O FC Alverca começou um contra-ataque. Davy Gui investiu e serviu Sandro Lima. O avançado não tremeu e, só com o guarda-redes vitoriano pela frente, enviou a bola para o fundo da redes.
90 +10':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Alex Amorim (FCA) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Esteve em todo o lado. O médio foi incansável durante toda a partida.