Blog do São Paulo
·9 Oktober 2025
Vitor Roque provocou SPFC e é enquadrado em comportamento ultrajante

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·9 Oktober 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
Vitor Roque provocou SPFC e é enquadrado em comportamento ultrajante
A Procuradoria do STJD também incluiu o atacante Vitor Roque na denúncia por conta de uma publicação nas redes sociais, que foi considerada de conotação homofóbica e provocativa contra o São Paulo e sua torcida. Na postagem, o jogador exibiu uma imagem em seu perfil no Instagram onde um tigre, seu apelido, aparece mordendo o pescoço de um veado, símbolo associado ao adversário, em claro tom de escárnio e menosprezo.
De acordo com o relatório da Procuradoria, ao associar o símbolo do adversário à figura de um “veado” em contexto humilhante, Vitor Roque ultrapassou os limites da rivalidade esportiva e cometeu ato considerado desdenhoso e ultrajante, relacionado ao preconceito por sexo e orientação sexual. Por esse motivo, o atleta foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD, que prevê pena de cinco a dez partidas de suspensão em caso de discriminação.
A denúncia reforça o compromisso do tribunal esportivo em coibir qualquer manifestação preconceituosa e preservar o respeito dentro do futebol brasileiro, elevando o rigor diante desses episódios em que há associação explícita a questões de identidade sexual.
O caso aguarda ainda a definição da data para julgamento, com expectativa de repercussão entre clubes, atletas e entidades envolvidas no campeonato.
“Associar o símbolo do adversário à figura de um ‘veado’ em tom de escárnio e menosprezo, ultrapassa os limites da rivalidade esportiva, configurando ato desdenhoso e ultrajante relacionado a preconceito em razão de sexo e orientação sexual”