Gazeta Esportiva.com
·9 November 2025
Yuri Alberto pode atingir marca expressiva pelo Corinthians contra o Ceará; confira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·9 November 2025

O atacante Yuri Alberto está muito próximo de conquistar um feito especial pelo Corinthians, o que pode acontecer já na partida contra o Ceará. Caso entre em campo neste domingo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 alcançará a marca de 200 jogos com a camisa do Timão.
A tendência é que Yuri Alberto comece como titular no ataque do Corinthians, novamente formando dupla ao lado de Memphis Depay. Ainda mais especial para o atacante será completar a marca na Neo Química Arena, estádio alvinegro no qual é o maior artilheiro.
“Cara, eu lembro quando eu cheguei, não lembro se era o Fagner que estava completando uma marca parecida com essa, 200 ou 250 jogos. Aí eu falei: ‘Caramba, cara, isso é jogo para caraca’ [risos]. E hoje, estar chegando nessa grande marca é muito gratificante. Já passamos por momentos muito bons, momentos difíceis também, mas todos serviram para que a gente pudesse estar como estamos hoje”, celebrou o jogador em entrevista à Corinthians TV.
Yuri Alberto chegou ao Corinthians em 26 de agosto de 2022, quando foi anunciado como novo reforço do clube por empréstimo, que teria duração até o meio de 2023. Após um início de pouco brilho, o centroavante desencantou com um hat-trick ‘perfeito’ e foi decisivo para a classificação do Timão às semifinais da Copa do Brasil.
Os três gols na classificação contra o Atlético-GO na Arena, inclusive, foi escolhido pelo atacante como um de seus melhores momentos pelo clube. O terceiro gol do hat-trick, com direito à cavadinha, tem um lugar especial no coração do artilheiro.
“Tiveram momentos positivos, que foram meus primeiros gols aqui no clube, que foram num resultado em que a gente tinha que buscar, porque não era muito positivo, e consegui fazer um hat-trick na Arena. Meu primeiro gol na Arena e meu primeiro hat-trick pelo Corinthians… Têm muitos momentos especiais com essa camisa. Acho que o gol mais bonito é o da cavadinha [risos]”, comentou o atleta.

Yuri Alberto comemorando gol contra o Atlético-GO (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Ainda em 2022, o atacante deslanchou sob o comando de Vítor Pereira e, em janeiro do ano seguinte, o Corinthians acertou a compra em definitivo de 50% dos direitos do jogador, que firmou contrato até 2027. Naquele 2023, Yuri chegou a viver um longo jejum e teve temporada mais tímida pelo Timão, com 15 gols e sete assistências em 63 jogos.
Já no início de 2024, Yuri também passou por um momento difícil sob o comando de Mano Menezes, quando o técnico questionou se o atacante “era burro”. Poucos dias depois, Mano foi demitido e António Oliveira foi contratado. Com o português, o centroavante se reergueu e viveu um bom momento com a camisa alvinegra.
Na reta final da temporada passada, Yuri ainda passou a fazer parte de um trio que ganhou alcunha própria no Corinthians. Sob o comando de Ramón Díaz, o atacante brilhou e dividiu o protagonismo da equipe com Memphis Depay e Rodrigo Garro, formando o ‘trio GYM’.
O momento mais marcante para o camisa 9, porém, foi o primeiro título com a camisa do Corinthians. Nesta temporada, o Timão venceu o rival Palmeiras na decisão e ergueu o Campeonato Paulista. Yuri Alberto foi decisivo para a conquista ao marcar o único gol do confronto, no primeiro jogo, no Allianz Parque.

Yuri Alberto com a taça do Paulistão (Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão)
A melhor temporada de Yuri Alberto com a camisa do Corinthians foi em 2024, quando o centroavante balançou as redes em oito partidas consecutivas sob o comando de Ramón Díaz. O camisa 9 terminou aquela temporada como artilheiro do Brasil, com 31 gols marcados e sete assistências.
Já nesta temporada, Yuri passa por uma oscilação e viveu momentos de altos e baixos. O principal momento, é claro, foi o gol do título paulista. No entanto, outra situação que ficou marcada, desta vez negativamente, foi o pênalti de cavadinha contra o Flamengo, defendido pelo goleiro Rossi.
Apesar da decisão que reconheceu ter sido equivocada, Yuri Alberto não foi abandonado pela Fiel Torcida. Muito pelo contrário. O camisa 9 teve seu nome gritado no jogo seguinte, contra o Mirassol, e se redimiu balançando as redes. Ele agradeceu o carinho dos torcedores, mesmo nos momentos difíceis.
“Faz jus ao nome, né? Fiel [risos]. Foram bastante fiéis comigo e sempre serei com vocês também. Só agradecer demais o carinho nos momentos e nos momentos difíceis também. Obrigado por sempre estarem junto comigo e vamos por mais”, concluiu o atleta.
Neste ano, Yuri Alberto soma 16 gols e duas assistências em 50 partidas. Ele é o artilheiro da equipe na temporada, com sete gols a mais que Memphis Depay.









































