CBF
·9 Agustus 2025
Zagallo, o eterno Velho Lobo, completaria 94 anos neste sábado

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·9 Agustus 2025
Um dos nomes mais conhecidos do futebol brasileiro e mundial, Zagallo completaria neste sábado (9) 94 anos. Dono de uma biografia memorável, muitos episódios de sua vida ajudam também a contar a história da Seleção Brasileira. Por isso, nesta data especial a CBF honra a trajetória inesquecível do Velho Lobo.
Nascido Mário Jorge Lobo Zagallo em 9 de agosto de 1931, em Atalaia (AL), logo nos primeiros anos de vida veio com os pais, Haroldo Cardoso Zagallo e Maria Antonieta de Sousa Lobo, para o Rio de Janeiro.
Na Cidade Maravilhosa, sua aptidão para os esportes floresceu. Jogava futebol, vôlei e tênis de mesa no America, seu clube do coração. Apesar de ter sido campeão com as raquetes pequenas na época de estudante, sua paixão sempre foi a bola no gramado.
Fez a base no America, mas foi no Flamengo seu primeiro contrato profissional. Na Gávea foi tricampeão carioca (1953, 1954 e 1955) mas a demora rubro-negra em renovar seu contrato o fez aceitar uma proposta do Botafogo, clube que marcou sua vida.
Em General Severiano, foi bicampeão carioca (1961 e 1962) e do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964).
Seu estilo de jogo a frente do próprio tempo o levou à Seleção Brasileira, onde escreveu uma história recheada de títulos e recordes: campeão como jogador em 1958 e 1962, como treinador em 1970 e presente ainda nas finais de 1994 e 1998, como coordenador técnico.
Sua característica como jogador permitiu ao técnico Vicente Feola inovar com a formação 4-3-3, cobrindo as subidas de Nilton Santos e mostrando a polivalência em ações ofensivas e defensivas.
Ninguém no mundo esteve envolvido em tantas finais mundiais. Ainda participou da Copa do Mundo de 2006 – sendo o único a estar em tantas edições do evento. Não à toa, foi homenageado com uma estátua no Museu da CBF.
Como treinador, atuou nos quatro grandes do Rio de Janeiro, além de Al Hilal, Bangu e Portuguesa. Entre as Seleções, além da Brasileira, treinou o Kuwat, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
Depois de escrever capítulos memoráveis do esporte mais popular do Brasil e do mundo, Zagallo faleceu em 5 de janeiro de 2024, entrando para eternidade. Vale lembrar: “Zagallo eterno” tem 13 letras.
Langsung
Langsung