Coluna do Fla
·15 Agustus 2025
Zico celebra trabalho do Flamengo que resgata história que estava “jogada no chão”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·15 Agustus 2025
Inaugurado no dia 04 de agosto de 2023, o Museu Flamengo celebrou dois anos neste mês. Para celebrar a data, o clube promoveu evento com presença de ídolos como Zico, Andrade, Mozer, Nélio e Olivinha. O eterno camisa 10 da Gávea celebrou o trabalho de preservação da história do clube que, literalmente, segundo o Galinho, estava no chão.
— Tudo aquilo que a gente lutou, suou durante anos, estava jogado no chão. A partir daquele dia comecei a me movimentar para que aquilo não acontecesse com a história que estava por vir, além do futebol. Ver isso tudo que está acontecendo hoje é gratificante —, disse Zico.
— A homenagem é do clube, da história, do clube que aprendi a amar. Todo o suor que deixei em treinos e jogos foi por ser um torcedor do Flamengo. Fico muito feliz. Todo torcedor deveria chegar e conhecer aqui. Aqui estão os atletas, os funcionários que ajudaram o clube a ser o que é ele hoje — , acrescentou o maior ídolo do clube.
Em dois anos de história, o Museu Flamengo recebeu mais de 240 mil visitantes. De acordo com o clube, a ideia é que a história do Mengão seja ‘itinerante’ e possa visitar estados do Norte e Nordeste do Brasil. Quem tem o nome marcado no espaço é Olivinha, o ‘deus da Raça’ do basquete.
— Me sinto privilegiado. Estive aqui quase metade da minha vida, passei por muita coisa. Ter um busto aqui, estar ao lado do Zico, é tudo muito incrível. Jamais imaginei. Um orgulho. Como um jogador de basquete, estou representando os esportes olímpicos. Tive um busto, o primeiro atleta dos esportes olímpicos a ter essa honraria. Me senti muito valorizado. O museu está incrível demais —, celebrou Olivinha.
Assim sendo, a reportagem do Coluna do Fla esteve na Gávea para acompanhar a celebração de dois anos do Museu Flamengo. No encontro, os presentes contaram várias histórias, afinal. Em resumo, Zico disse que o gol que mais comemorou na vida foi o de Rondinelli, na final do Campeonato Carioca de 78 contra o Vasco. Portanto, confira, abaixo, alguns vídeos do evento.