Zerozero
·29 gennaio 2026
16 pontos em oito jornadas: Sporting faz história na Liga dos Campeões

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 gennaio 2026

O Sporting apurou-se diretamente para os oitavos da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, após bater o Athletic Bilbao por 2-3. Com este triunfo, os leões garantiram o estatuto de uma das oito melhores equipas europeias, mas não só: um feito histórico foi também rubricado por Rui Borges e os seus pupilos.
Isto porque a turma de Alvalade terminou a fase de liga da Champions com 16 pontos - cinco vitórias, um empate e duas derrotas -, tornando-se a primeira equipa portuguesa a firmar este registo no formato atual da competição. Mas não só.
Considerando todas as edições da emocionante prova milionária, o emblema leonino tornou-se, esta quarta-feira, a segunda equipa lusa a somar 16 pontos numa fase de grupos/liga da Champions - isto excluindo o somatório de pontos de edições com duas etapas grupais.
Desta forma, os leões igualaram o FC Porto neste impressionante registo, já que os dragões alcançaram esta pontuação por duas ocasiões em toda a sua história - mas que precisaram de apenas seis jornadas para rubricar tal marco, tendo, desta forma, uma taxa de aproveitamento superior à do Sporting
O caso mais recente remonta a 2018/19, quando os pupilos de Sérgio Conceição findaram o grupo D com 16 pontos, com cinco vitórias e um empate em seis jogos. A turma portuense foi eliminada, posteriormente, nos quartos, pelo Liverpool, tendo batido a Roma nos oitavos da competição.
Antes disso, o FC Porto já tinha terminado uma edição da Liga dos Campeões com 16 pontos na bagagem, mais concretamente em 1996/97. Inseridos, também, no grupo D, os portistas somaram cinco triunfos e empataram com o Milan em casa nessa edição, tendo sido eliminados na fase seguinte pelo Manchester United.
O Sporting prepara-se, assim, para continuar na prova, tendo já assegurado o passaporte para os oitavos. Além disso, os leões podem até encontrar um velho conhecido na etapa em questão: o Benfica.








































