21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia | OneFootball

21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·20 gennaio 2026

21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

Immagine dell'articolo:21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

Para o torcedor da Roma, para o elenco, para o clube, para Gian Piero Gasperini e para o próprio Malen, não havia forma melhor de iniciar a trajetória na capital. O holandês estreou como titular e deu outra rotação ao ataque giallorosso, potencializando inclusive Dybala, que fez sua melhor atuação na temporada e conduziu o time a uma vitória importante – e tranquila – sobre o Torino. O resultado ganhou ainda mais peso com o tropeço da maior rival dos granata na rodada.

A Juventus, por sua vez, viu a distância para o G4 aumentar após um amargo revés na Sardenha. Mesmo com impressionantes 78% de posse de bola, não conseguiu superar Mina e Luperto e acabou castigada pelo gol de Mazzitelli, celebrado com euforia pelos torcedores do Cagliari. Foi a primeira vitória dos rossoblù sobre a Velha Senhora depois de mais de cinco anos. O Como também aproveitou o cenário para encostar nessa disputa, ao passear diante da Lazio em uma exibição de força de seus jovens talentos.


OneFootball Video


Na briga pelo scudetto, a Inter abriu a rodada entre os postulantes e colocou pressão ao vencer a Udinese sem grandes dificuldades, novamente com boa sintonia entre Esposito e Lautaro. O Milan respondeu e não deixou a Beneamata se desgarrar, contando com um Füllkrug ainda baleado para superar o Lecce em casa. O Napoli também sofreu e foi o terceiro entre os líderes a vencer por 1 a 0. Não há jogo fácil, nem na parte de cima, nem na de baixo da tabela – que agora vê uma Fiorentina em ascensão, pronta para sair da briga contra o rebaixamento. Confira essas e outras histórias no resumo da rodada.

Torino 0-2 Roma

Gols e assistências: Malen (Dybala) e Dybala (Rensch) Tops: Dybala e Malen (Roma) Flops: Ismajli e Lazaro (Torino)

Jogando como se estivesse há meses na capital italiana, Malen teve uma estreia de almanaque e elevou o nível do ataque da Roma. Atuando como segundo atacante, função que exerceu durante boa parte da carreira, o holandês deu mais mobilidade ao setor ofensivo, criou problemas para a defesa do Torino e potencializou ainda mais Dybala, com quem já fez dupla fulminante.

La Joya provavelmente fez sua melhor partida nesta Serie A. Finalizou com perigo em várias oportunidades, marcou um belo gol com toque de classe, no segundo tempo, e ainda serviu Malen de maneira precisa duas vezes. Na primeira, o gol do holandês foi anulado por impedimento; na segunda, pouco depois, o camisa 14 só deslocou Paleari e estufou o barbante. Agora, o ataque romano está super lotado: além da dupla, Gian Piero Gasperini tem à disposição Soulé, Vaz, Ferguson e Dovbyk. Os dois últimos devem ser escanteados.

Lazio 0-3 Como

Gols e assistências: Baturina (Valle), Paz e Paz (Baturina) Tops: Paz e Baturina (Como) Flops: Marusic e Taylor (Lazio)

O Como fez valer o talento de seus jovens e não deixou a Lazio ver a cor da bola no Olímpico. Paz e Baturina ditaram o ritmo de um verdadeiro amasso dos lariani, que só não foi mais amplo porque Provedel defendeu um pênalti do argentino. Em 50 minutos de bola rolando, o resultado já estava praticamente definido.

Baturina atuou como uma espécie de falso nove, em um plano de jogo no qual Cesc Fàbregas escalou seis meio-campistas para dominar completamente os comandados de Maurizio Sarri. O Como teve 66% de posse de bola, 11 finalizações e mais de 700 passes trocados. Assim como no duelo contra o Milan, o time biancloblù criou muito perigo, mas dessa vez foi efetivo. O croata abriu o placar em chute desviado, e Paz não apenas fez o segundo como também marcou um golaço no terceiro – entre essas ocasiões, desperdiçou penalidade. Agora, há apenas dois pontos de diferença entre os comascos e a Juventus; já os laziali, vaiados após o apito final, estão a nove da zona europeia.

Immagine dell'articolo:21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

Em mais uma grande atuação, Paz brilhou na vitória tranquila do Como no confronto direto com a Lazio pela Europa (EFE/EPA)

Udinese 0-1 Inter

Gol e assistência: Lautaro (Esposito) Tops: Lautaro e Esposito (Inter) Flops: Kabasele e Kristensen (Udinese)

Dominante desde o início, a Inter abriu o placar cedo e só não venceu com maior margem por conta das boas intervenções de Okoye. Começando a rodada entre os postulantes ao título, já colocou pressão nos rivais com um triunfo fora de casa – ainda que eles tenham lidado bem com isso e mantido a mesma desvantagem para a líder. Sem Çalhanoglu, viu Zielinski novamente se destacar como regista da equipe nerazzurra, repetindo o bom desempenho da partida contra o Lecce.

A bela jogada do gol da Beneamata também ajuda a ilustrar dúvidas que podem surgir para o compromisso de meio de semana pela Champions League. Zielinski iniciou a ação, encontrou um bom pivô de Esposito, que terminou em Lautaro, que cortou Kristensen, sustentou a pressão e bateu no canto. O argentino é indiscutível: artilheiro e líder em participações diretas em gols, seguirá como titular absoluto. Já a dupla de ataque começa a gerar debate. O jovem garçom coloca uma pulga atrás da orelha de Cristian Chivu, vive grande fase e oferece características distintas das de Thuram.

Milan 1-0 Lecce

Gol e assistência: Füllkrug (Saelemaekers) Tops: Saelemaekers e Rabiot (Milan) Flops: Stulic e Morente (Lecce)

Já são 20 partidas consecutivas sem derrotas para o Milan. Apesar de Massimiliano Allegri insistir no mantra de que o objetivo do seu time é apenas o G4 – algo semelhante ao que fez na Juventus em anos anteriores –, os rossoneri igualam uma sequência que não acontecia desde a temporada 1992-93, quando a equipe de Fabio Capello foi campeã e conquistou o scudetto. Porém, neste domingo, como tem sido costume contra adversários da parte inferior da tabela, o triunfo não veio com facilidade.

Um primeiro tempo sofrível, seguido por uma etapa final mais tensa: assim têm se desenhado a maioria das partidas deste Milan. Mesmo com a boa partida de Rabiot, que deixou Loftus-Cheek de frente para Falcone duas vezes, a solução para furar o bloqueio do Lecce, que pouco ameaçou os donos da casa, foi a formação de um tridente ofensivo: Füllkrug, mesmo com um dedo do pé fraturado, entrou para ser a referência e, depois de apenas três minutos em campo, aproveitou cruzamento preciso de Saelemaekers para marcar pela primeira vez com a camisa do Diavolo. Um gol pesado, que garante a vitória e mantém a distância para o rival.

Immagine dell'articolo:21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

A Inter jogou antes dos rivais na rodada, bateu a Udinese e seguiu firme na liderança da Serie A (AP)

Bologna 1-2 Fiorentina

Gols e assistências: Fabbian (Rowe); Mandragora (Gudmundsson) e Piccoli Tops: Mandragora e Dodô (Fiorentina) Flops: Heggem e Odgaard (Bologna)

A triste notícia do fim de semana foi o falecimento de Rocco Commisso, presidente da Fiorentina, que pegou muitos de surpresa. A Viola optou por não solicitar o adiamento de seus compromissos, respeitando o desejo da família do cartola de 76 anos. Em campo, a equipe respondeu: no clássico contra o Bologna, teve mais uma boa atuação e, mais importante, deixou a zona de rebaixamento pela primeira vez após 21 rodadas.

Pela quinta partida consecutiva atuando com linha de quatro defensores, o time de Paolo Vanoli construiu um primeiro tempo sólido para abrir boa vantagem no Dérbi dos Apeninos. Mandragora, o volante artilheiro, marcou pela sexta vez nesta Serie A e homenageou o falecido presidente na comemoração. Antes do intervalo, Piccoli, que substituiu o lesionado Kean, ampliou, aproveitando bate-rebate em cruzamento de Dodô. O Bologna cresceu na reta final, sobretudo após a entrada de Rowe, que serviu Fabbian no único gol dos rossoblù – insuficiente para mudar o desfecho, apesar dos esforços do inglês. Para a Fiorentina, são 11 pontos somados dentre os últimos 18 possíveis, o que evidencia o tamanho da reação dos gigliati.

Napoli 1-0 Sassuolo

Gol: Lobotka Tops: Lobotka e Milinkovic-Savic (Napoli) Flops: Walukiewicz e Fadera (Sassuolo)

Jogando com o pouco que tem disponível e precisando se desfazer de peças para contratar outras, por questões fiscais, o Napoli sofreu para arrancar os três pontos diante do Sassuolo, em casa. Além da longa lista de lesionados, ainda perdeu Elmas, Rrahmani e Politano durante o confronto com os neroverdi, aumentando as preocupações de Antonio Conte para a sequência complicada que se avizinha – inclusive, já não contará com os dois últimos citados para o duelo contra o Kobenhavn, pela Champions League.

Começando em ritmo forte, os partenopei encontraram o único gol do jogo com um elemento inesperado: Lobotka. Enquanto todos aguardavam McTominay pisando na área, o eslovaco apareceu em infiltração pouco usual e finalizou bem para marcar seu primeiro gol nesta Serie A – o primeiro em três anos. Depois disso, o duelo caiu de intensidade. O Sassuolo até ameaçou em alguns momentos, mas faltou efetividade diante da meta defendida por Milinkovic-Savic, que fez boas intervenções.

Immagine dell'articolo:21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

Füllkrug, com dedo fraturado, precisou de poucos minutos para decidir jogo duro contra o Lecce a favor do Milan (Getty)

Cagliari 1-0 Juventus

Gol e assistência: Mazzitelli (Gaetano) Tops: Mazzitelli e Caprile (Cagliari) Flops: David e Openda (Juventus)

A Juventus protagonizou um feito inusitado: tornou-se o primeiro time a perder uma partida de Serie A tendo 78% de posse de bola, segundo dados da Opta, que compila estatísticas desde 2004. Amplamente dominante, não conseguiu transformar volume em gols, ainda que não tenha desperdiçado chances clamorosas. Criou mais, mas não o suficiente para superar Caprile e sair da Sardenha com o resultado desejado.

Sem Thuram, Koopmeiners formou dupla com Locatelli no meio-campo de Luciano Spalletti. A Juve controlava a bola, enquanto o Cagliari de Fabio Pisacane se defendia com organização, especialmente com Luperto e Mina afastando sucessivos cruzamentos e anulando David, que voltou a jogar mal após recuperação nas últimas rodadas. Palestra também teve boa atuação ao limitar Yildiz dentro do possível e atacar bastante. Em bola parada, Mazzitelli aproveitou uma das raríssimas oportunidades dos rossoblù. Com a vantagem, os donos da casa recuaram ainda mais e, mesmo com o treinador bianconero lançando mão das principais opções do banco, a Velha Senhora não conseguiu furar o bloqueio dos mandantes. Com a primeira vitória contra a gigante de Turim desde 2020, os sardos se afastaram da zona de rebaixamento.

Pisa 1-1 Atalanta

Gols e assistências: Durosinmi (Léris); Krstovic Tops: Durosinmi (Pisa) e Carnesecchi (Atalanta) Flops: Meister (Pisa) e Scamacca (Atalanta)

A sina do Pisa segue a mesma: boas atuações que terminam em empates ou até derrotas. Diante de uma das melhores equipes da Itália, o time toscano foi superior durante boa parte do duelo, quase saiu de mãos vazias em casa e, graças a um reforço recém-chegado, conseguiu ao menos somar um ponto, ficando a três da primeira rival fora da zona de rebaixamento.

Pelo lado da Atalanta, que viu sua distância para o Como aumentar para cinco pontos, Carnesecchi evitou um desfecho pior. O goleiro fez defesas decisivas e ainda viu seu time abrir o placar em um lance polêmico de Krstovic, bastante contestado pelos adversários por uma suposta falta, ignorada pelo atacante – e pela arbitragem – antes que as redes fossem balançadas. Depois, foi a vez de Durosinmi brilhar: o nigeriano, autor de 11 gols na temporada pelo Viktoria Plzen, marcou logo na estreia pelos toscanos. Talvez seja o homem-gol de que Alberto Gilardino tanto precisa para transformar desempenho em vitórias.

Immagine dell'articolo:21ª rodada: com nova dupla em alta, a Roma abriu vantagem na briga por vaga europeia

Em fim de semana triste pela morte de seu presidente, a Fiorentina teve breve alegria: venceu o rival Bologna e saiu da zona de rebaixamento (Getty)

Parma 0-0 Genoa

Tops: Corvi (Parma) e Frendrup (Genoa) Flops: Ondrejka (Parma) e Vitinha (Genoa)

Já são 180 minutos sem gols envolvendo o Parma. Dono do segundo pior ataque da Serie A, o time de Carlos Cuesta fez um jogo truncado contra o Genoa, em um confronto entre duas equipes ainda preocupadas com a proximidade da zona de rebaixamento. Curiosamente, no duelo do primeiro turno, o placar também terminou zerado.

Colombo foi quem mais tentou pelo lado rossoblù, parando em boas defesas de Corvi. Leali também apareceu bem quando exigido, transformando o duelo quase em um embate particular entre goleiros. Vitinha passou apagado, assim como Pellegrino, principal esperança de algo diferente no ataque dos crociati.

Cremonese 0-0 Verona

Tops: Barbieri (Cremonese) e Nelsson (Verona) Flops: Bonazzoli (Cremonese) e Orban (Verona)

Desde novembro, o Verona não encerrava uma partida sem sofrer gols. Foi em um jogo difícil de assistir contra a Cremonese que os gialloblù conseguiram completar 90 minutos sem ter a meta vazada. Com muitos desfalques, Paolo Zanetti precisou ser criativo na escalação e conseguiu sair de Cremona com um ponto.

Perilli foi a primeira surpresa, iniciando como goleiro titular dos visitantes. Lirola, de volta ao futebol italiano, foi confirmado como reforço um dia antes e também fez sua estreia atuando na posição de origem, pela direita. Além disso, o treinador do Hellas lançou Orban, Sarr e Giovane juntos no ataque, mas o trio foi insuficiente para furar o ferrolho montado por Davide Nicola – cujo time pouco ameaçou, mesmo com a já tradicional dupla Vardy e Bonazzoli.

Seleção da rodada

Caprile (Cagliari); Mancini (Roma), Mina (Cagliari), Ndicka (Roma); Dodô (Fiorentina), Mazzitelli (Cagliari), Paz (Como), Baturina (Como); Dybala (Roma), Lautaro (Inter); Malen (Roma). Técnico: Cesc Fàbregas (Como).

Visualizza l' imprint del creator