A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League | OneFootball

A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·22 gennaio 2025

A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League

Immagine dell'articolo:A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League

Pela sétima rodada da Champions League, a Atalanta enfrentou o Sturm Graz, da Áustria, visando conquistar uma vaga direta à próxima fase da competição europeia. Apesar do jejum de cinco jogos sem triunfos no Campeonato Italiano, a Dea vem bem no torneio continental e, na 13ª posição, tem boas chances de conquistar o seu lugar nas oitavas. Com o 5 a 0 sobre os austríacos, que ratificou que o tropeço no Real Madrid foi episódico, os nerazzurri ao menos disputarão os playoffs, referentes aos 16-avos de final.

Questo browser non è supportato, ne utilizzi uno diverso o installi l'applicazione.

video-poster

Iniciada a primeira etapa, os times mostraram propostas distintas. Embalada pela sua torcida, a Atalanta entrou em campo com alguns reservas, incluindo Rafael Toloi, Palestra e Samardzic. Já os austríacos, que iniciaram a rodada virtualmente eliminados, adotaram um losango no meio, claramente para se defender e sair nos contra-ataques.


OneFootball Video


Logo aos 5 minutos, após cruzamento do ítalo-brasileiro pela esquerda, Hien cabeceou por cima da trave A dificuldade do Sturm Graz em passar do meio de campo era gritante, e a Atalanta recuperava facilmente a bola. Apesar disso, a primeira oportunidade clara de gol foi dos visitantes. Aos 10, Camara, após um contra-ataque rápido, driblou o zagueiro Kolasinac e chutou para fora.

Immagine dell'articolo:A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League

Logo no início, Retegui abriu a conta em Bérgamo (Ansa)

No minuto seguinte, o ditado do futebol prevaleceu: “quem não faz, leva”. Depois de um passe de Samardzic para Zappacosta, o lateral cruzou para Retegui empurrar para as redes. E os ataques da equipe italiana não pararam. Depois de uma finalização bloqueada de Zappacosta, De Ketelaere aproveitou o rebote e chutou por cima do gol, aos 16. Logo aos 22, o ala tentou novamente de fora da área, mas a bola passou por cima da meta – ele explorou bem o setor, mas pecava nas finalizações. Por outro lado, o lado direito da equipe não produziu tanto, com Palestra sendo pouco efetivo ofensivamente.

Aos 28 minutos, Zappacosta voltou a arriscar, mas o chute saiu sem direção. Aos 42, Retegui tentou mais uma finalização, mas a bola terminou sendo desviada e indo para fora, após um contra-ataque de cinco contra três. No lance seguinte, De Ketelaere, que vinha apagado, cabeceou pela linha de fundo – o belga também teve gol anulado por impedimento, pouco depois do intervalo. A Atalanta possuía uma marcação individual muito bem encaixada, além de travar as laterais do Sturm Graz, que seguia com muita dificuldade em segurar a pressão dos nerazzurri.

Antes do começo do segundo tempo, Gian Piero Gasperini promoveu duas mudanças em sua equipe: saíram Palestra e Retegui, para as entradas de Cuadrado e Lookman. As substituições tiveram impacto imediato. Os dois reservas potencializaram o ataque da Dea, criando mais espaços e encurralando o Sturm Graz. Iniciada a etapa final, as melhores chances continuaram nos pés da Atalanta. Kolasinac chutou cruzado no alvo, mas a bola foi interceptada, aos 46. Aos 52, Cuadrado acertou a trave, e dois minutos depois, Samardzic arrematou de fora da área, mas sem sucesso. Em boa tabela na entrada da área, Lookman recebeu passe do sérvio e chutou, mas parou na defesa do goleiro Scherpen.

Immagine dell'articolo:A Atalanta goleou o Sturm Graz e se garantiu na próxima fase da Champions League

No finalzinho, De Ketelaere, Bresciani e Lookman fizeram com que a Atalanta somasse importantes gols para o seu saldo (Getty)

Aos 58 minutos, após cruzamento de Cuadrado pelo lado direito, Pasalic apareceu livre na pequena área para empurrar e fazer o segundo gol da Atalanta. Impressionava como Lookman e Cuadrado entraram bem na partida. E, aos 63 minutos, a Atalanta chegou ao terceiro gol com De Ketelaere, numa jogada em que Hien ganhou da defesa do Sturm Graz e tocou para o atacante belga, que chutou de bico, no canto de Scherpen.

Com um sonoro 3 a 0 no placar, Gasperini novamente alterou a equipe. Saíram o volante De Roon e Samardzic para as entradas de Éderson e Brescianini, aos 68 minutos. A Atalanta continuou atacando e Lookman, muito ativo, desperdiçou uma chance clara aos 72, após bom cruzamento de Cuadrado. Porém, se redimiu aos 90, quando marcou o quarto gol da Atalanta, desta vez de cabeça, após levantamento preciso de de De Ketelaere. No último lance do jogo, os nerazzurri chegaram ao quinto e último gol com Brescianini. Após ótimo passe do nigeriano, o volante dominou na grande área, girou sobre o defensor e chutou no canto de Scherpen. Tentos importantes, já que o saldo é o primeiro critério de desempate e promete ser decisivo para definir os classificados às oitavas.

Ao final da partida, a Atalanta comemorou uma vitória histórica e dominante, que consolidou sua classificação para a próxima fase da Champions League. O desempenho coletivo e as mudanças táticas de Gasperini foram determinantes para o resultado. Agora, a Dea se prepara para encarar o Barcelona na última rodada da fase de grupos, enquanto o já eliminado Sturm Graz enfrenta o RB Leipzig. Poderá a Dea continuar sonhando com a “orelhuda” ou ainda falta algo para chegar ao topo da Europa? O futuro dirá. Antes, andando passo a passo, o objetivo é evitar os 16-avos de final.

Visualizza l' imprint del creator