A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League | OneFootball

A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·23 ottobre 2024

A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League

Immagine dell'articolo:A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League

Na terceira rodada da Liga dos Campeões da Europa, Atalanta e Celtic se enfrentaram em um jogo que prometia grandes emoções. A ofensiva Dea, embalada após uma temporada gloriosa, em que conquistou a Europa League, o maior título de sua história, encarava um Celtic que já goleou e foi goleado na competição. Porém, contrariando as expectativas, os dois times não saíram do zero em Bérgamo.

Questo browser non è supportato, ne utilizzi uno diverso o installi l'applicazione.

video-poster

O técnico Gian Piero Gasperini é conhecido por descobrir novos talentos e potencializar jogadores. Certamente, tem feito isto com o centroavante Retegui, artilheiro da Serie A com oito gols e principal aposta ofensiva da equipe bergamasca. Porém, o ítalo-argentino segue em branco nesta edição da Champions League, assim como a Atalanta em seus próprios domínios. Por outro lado, a Dea ainda não foi vazada – além do 0 a 0 desta quarta, repetiu o placar contra o Arsenal e garantiu uma vitória por 3 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk.


OneFootball Video


Por outro lado, o Celtic, atual campeão escocês e líder da Premiership, não vivia seu melhor momento na Champions League. Apesar de ter vencido o Slovan Bratislava por 5 a 1 na primeira rodada, a goleada sofrida por 7 a 1 diante do Borussia Dortmund abalou o time de Brendan Rodgers. No entanto, com uma tabela acessível, os celtas ainda acreditam na possibilidade de avançar ao menos para os playoffs da competição, que equivalem à fase de 16-avos de final. O pontinho conquistado em Bérgamo certamente contribui para os planos.

Num Gewiss Stadium lotado, faixas com mensagens como “liberdade para sonhar” e “pode contar com a gente” refletiam a paixão e o apoio incondicional da torcida nerazzurra. Embalada pelas manifestações, a Atalanta começou pressionando desde o início, enquanto o Celtic adotava uma postura reativa, apostando na velocidade de seus atacantes. A marcação dos celtas era compacta, obrigando Lookman a buscar espaços.

Immagine dell'articolo:A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League

Artilheiro da Serie A, Retegui teve algumas boas chances, mas segue zerado na Champions League (Getty)

A primeira chance clara saiu aos 7 minutos, quando Bellanova cabeceou nas mãos do experiente goleiro Schmeichel. Pouco depois, Lookman, em um belo passe de calcanhar, deixou Zappacosta em boa posição, forçando uma falta e o cartão amarelo para Johnston. Apesar da pressão italiana, o Celtic respondeu aos 9, quando Kuhn foi travado pelo volante Éderson em um contra-ataque rápido.

A Atalanta insistia nas jogadas aéreas, explorando a confusa defesa escocesa, mas faltava precisão nas finalizações. Aos 13 minutos, Éderson buscou Retegui em profundidade, mas o atacante não conseguiu alcançar a bola. Já aos 18, Pasalic cabeceou no travessão e, no rebote, mandou por cima do gol. Foi a melhor chance de todo o jogo – sim, tão cedo assim, o que evidencia que faltou pegada à Dea.

Já aos 23 minutos, o goleiro Carnesecchi fez uma ótima defesa após chute de Engels. Na sequência, Pasalic desperdiçou outra grande chance, dessa vez após cruzamento rasteiro de Zappacosta, que foi o mais ativo atleta da Atalanta no jogo, com 108  toques na bola. De dentro da área, o croata finalizou de forma central e parou em Schmeichel. O arqueiro dinamarquês surgiu bem outra vez perto do intervalo, ao espalmar uma forte cabeçada de Retegui.

O primeiro tempo terminou com um 0 a 0 frustrante para a Atalanta, que, apesar de ter 12 finalizações e ter produzido 1,71 na métrica xG, relativa a gols esperados, não conseguiu converter suas oportunidades. Faltava mais aproximação entre os jogadores no ataque, e Lookman, isolado, estava bem controlado pela defesa adversária.

Immagine dell'articolo:A Atalanta pressionou sem ímpeto e só empatou com o Celtic pela Champions League

Pasalic, com uma cabeçada, teve a melhor oportunidade do jogo (Ansa)

No início do segundo tempo, esperava-se que Gasperini adotasse uma postura mais ofensiva, mas as substituições demoraram a ocorrer. Pasalic perdeu outra chance de cabeça logo aos 48 minutos e Scales, preciso, evitou que Retegui recebesse passe de Lookman na pequena área – já o Celtic quase marcou em chute de Álex Valle, que parou em Carnesecchi.

Aos 66 minutos, Gasperini finalmente fez mudanças, substituindo Retegui por De Ketelaere, que criou uma boa jogada logo em sua primeira participação, mas parou em defesa de Schmeichel. Depois, a entrada de Cuadrado no lugar de Lookman pode ser contestada, já que o atacante nigeriano, mesmo sem tanto espaço, ainda poderia resolver o jogo em um lance de genialidade. Zaniolo e Ruggeri, que também saíram do banco, não alteraram o panorama da partida.

No fim das contas, a Atalanta chegou a efetuar 22 finalizações e a efetuar 54 toques na bola dentro da grande área adversária, se transformando na segunda equipe da Champions League, ao menos de 2008-09 em diante, a não marcar mesmo após superar as 20 conclusões e as 50 jogadas naquela região do campo. A outra foi o Paris Saint-Germain, contra o Borussia Dortmund, no jogo de volta das semifinais do torneio, na temporada passada.

O empate sem gols foi um resultado decepcionante para a Atalanta, que não conseguiu ser eficiente e perdeu sua referência no ataque após as saídas de Retegui e Lookman. Para o Celtic, o ponto conquistado foi valioso, dada a pressão sofrida. Na próxima rodada, a Dea visita o Stuttgart, em 6 de novembro, enquanto o time escocês recebe o RB Leipzig no dia anterior. Considerando que, até agora, os nerazzurri têm se saído melhor fora de seus domínios, o fato de o jogo ocorrer na Alemanha pode ser um alento.

Visualizza l' imprint del creator