A espalhar magia: sabe quem é o jogador da I Liga com mais dribles conseguidos que Vinícius Júnior? | OneFootball

A espalhar magia: sabe quem é o jogador da I Liga com mais dribles conseguidos que Vinícius Júnior? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·17 ottobre 2025

A espalhar magia: sabe quem é o jogador da I Liga com mais dribles conseguidos que Vinícius Júnior?

Immagine dell'articolo:A espalhar magia: sabe quem é o jogador da I Liga com mais dribles conseguidos que Vinícius Júnior?

O ato de enfrentar um adversário olhos nos olhos e conseguir levar a melhor no frente a frente, em busca de conferir largura ou profundidade no terreno, representa um dos momentos mais apreciados pelos adeptos no decorrer de uma partida de futebol. Por vezes, estes 'simples' movimentos de rutura têm o poder de mexer com o jogo e agitar as águas em zonas letais.

Ainda que este tipo de ações ofensivas estejam associadas, frequentemente, aos mais eficazes dribladores do futebol mundial - tais como Kylian MbappéLamine Yamal ou até mesmo Vinícius Júnior, exímios na arte de deixar o adversário para trás -, existe um atleta da I Liga que se afirma, atualmente, como o sexto jogador com mais dribles conseguidos nas big-7 (cinco principais campeonatos europeus, campeonato português e neerlandês): Rafik Guitane.


OneFootball Video


O camisola '99' dos canarinhos soma, atualmente, 20 dribles conseguidos em oito partidas - o que representa uma média de 2,5 dribles conseguidos por jogo. Neste restrito ranking, Guitane supera alguns craques que atuam nos principais clubes europeus, como Vinícius Júnior (19) ou Jérémy Doku (18).

Mohammed Kudus lidera de forma isolada no que ao número de dribles conseguidos diz respeito - contabiliza, atualmente, 30 - e tem como adversário direto Kylian Mbappé (27). Ismael Saibari fecha o pódio, tendo conquistado, para já, 23 dribles conseguidos.

Número de dribles conseguidos por outros jogadores da I Liga

Apesar de Rafik Guitane ser o jogador do campeonato português em maior destaque neste lote restrito de dribladores, é possível encontrar outros jogadores que atuam na I Liga e que também dão cartas no campo do número de dribles conseguidos.

Babatunde Akinsola aparece no 14.º posto no que a este registo diz respeito, com 18 dribles conseguidos em oito encontros - o avançado do AFS encontra-se em igualdade com Jérémy Doku neste parâmetro, mas soma mais minutos. Apesar disso, Akinsola é também o jogador com mais perdas de bola não forçadas nas big-7 (29).

Já Amar Dedic encontra-se no 18.º lugar relativamente ao número de dribles conseguidos nas principais ligas europeias - em igualdade com outros sete jogadores. O ala bósnio das águias soma, até ao momento, 16 dribles conseguidos, o que representa o terceiro melhor registo na I Liga.

Por último, André Luiz, do Rio Ave, é o 34.º jogador com mais dribles conseguidos nas big-7 (13), a par do ex-FC Porto Luis Díaz. Também Paulinho Bóia (12), Geovany Quenda (12) e Franjo Ivanovic (12) aparecem em posição de relevo.

Domínio interno: Guitane lidera dribles conseguidos na I Liga

Voltemos, novamente, a Rafik Guitane, caro leitor. O extremo do Estoril Praia soma dois golos e uma assistência em oito encontros na presente temporada e tem sido uma das principais armas utilizadas por Ian Cathro neste arranque de época - quer a titular, quer a partir do banco.

Aliás, na conferência de imprensa após o duelo entre Estrela da Amadora e Estoril Praia, de 2024/25, o técnico escocês abordou o regresso do jogador após um período de empréstimo no SC Braga e deixou rasgados elogios relativamente ao estilo de jogo do francês, mencionando as suas «qualidades diferentes».

Em 2025/26 - e com oito jornadas disputadas -, o número 99 da Equipa da Linha é o segundo jogador com o maior número de dribles tentados (35) na I Liga, sendo apenas superado por André Luiz - que regista 38 tentativas e que representa uma média de 4.75 por jogo.

Apesar dos indicadores positivos a nível individual, os pupilos de Cathro situam-se, de momento, no 16.º posto da tabela classificativa, com apenas seis pontos obtidos - uma vitória, três empates e quatro derrotas registadas. Além disso, Guitane sofreu uma lesão na última jornada, diante do Casa Pia AC, e poderá desfalcar o Estoril Praia nas próximas partidas.

Visualizza l' imprint del creator