Gazeta Esportiva.com
·5 febbraio 2026
Abel destaca evolução do Palmeiras após goleada e revela “segredo” para competitividade

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 febbraio 2026

O Palmeiras aliviou a pressão após dois jogos sem vencer ao golear o Vitória por 5 a 1 pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Abel Ferreira, que já ouviu “cobranças” para o clássico do fim de semana, destacou a evolução da equipe, exaltou a competitividade e pediu união à torcida.
“Com o trabalho, com o tempo, com confiança, nós somos capazes de desempenhar o que vimos aqui hoje. Sabemos que temos uma base muito forte, só que o calendário, às vezes, chega a ser quase que devastador para a capacidade física dos atletas. Vocês viram hoje o que é uma equipe fresca, uma equipe recuperada, com dinâmica. Por quê? Deixo refletirem. Sei onde estou, sei onde vivo, sei que o resultado é que manda tudo e está certo, mas a minha função é ajudar os meus atletas a crescerem e, quando jogamos, mal, colocar na sala, analisar, ver e repetir. Infelizmente, não consigo repetir como quero, em função do calendário que temos”, analisou Abel.
A equipe que venceu o Vitória é a base que pode ser considerada titular. O treinador optou por mudar os 11 jogadores em relação ao time que perdeu para o Botafogo-SP por 1 a 0. Diante do time de Ribeirão Preto, o treinador resolveu mandar a campo um time reserva.
“A verdade é que este jogo começou a ser ganho no último jogo que nós perdemos, porque vocês viram uma equipe dinâmica, uma equipe fresca, uma equipe repousada e é isso”, disse.
“Para mim, o importante é que a equipe marque gols, defenda, que a equipe trabalhe de forma coletiva e o que pedi foi isso: queria uma equipe dinâmica, quero uma equipe imprevisível, uma equipe que seja capaz de ter um jogo profissional com liberdade, mas com responsabilidade e é isso que nós estamos a procurar fazer neste início de ano: criar dinâmicas diferentes do que o que fizemos durante os últimos anos. Gosto dessa flexibilidade, gosto dessa imprevisibilidade. Gosto de ter essa liberdade e criar surpresas. Isso é um fator que me faz sentir motivado e faz também os meus jogadores se sentirem motivados”, seguiu o treinador.
Nos minutos finais da partida. Torcedores presentes no estádio já mostraram ansiedade para o clássico e entoaram gritos como “é guerra”. Abel Ferreira cobrou união da torcida com o time e pediu calma, dizendo que “não é com ansiedade que se constrói uma equipe competitiva.
“Quando jogamos juntos, fomos sempre mais fortes. Quando jogamos juntos, somos sempre mais fortes. Nunca, na história do Palmeiras, foi forte por se dividir. E sempre se mostrou com força quando jogamos juntos. E nós precisamos muito da torcida organizada, dos torcedores e do Palmeiras. Temos que jogar juntos. Não é com ansiedade que se constrói equipes competitivas”, enfatizou Abel.
“O Palmeiras é um clube que vive de processos… os resultados não têm sido tão maus assim. Temos que confiar uns nos outros. A torcida tem que confiar no treinador, o treinador tem que confiar no jogador, os jogadores têm que confiar na torcida. O treinador tem que confiar na direção. A direção tem que confiar no treinador . Não há outra forma de nós conseguirmos estar próximos de ganhar, se não for com jogarmos todos no mesmo lado”, finalizou.
Com este resultado, o Palmeiras chega a quatro pontos no Brasileirão e sobe para a segunda posição, atrás do Red Bull Bragantino, que tem seis.
A vitória alivia a pressão pelo lado palmeirense antes do clássico contra o Corinthians, que acontece no domingo, pelo Campeonato Paulista. O time comandado por Abel Ferreira não vencia há dois jogos. No Estadual, foi derrotado na última rodada pelo Botafogo-SP.
Jogo: Corinthians x Palmeiras Competição: Campeonato Paulista (7ª rodada) Data e horário: 8 de fevereiro de 2026 (domingo), às 20h30 (de Brasília) Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)








































