oGol.com.br
·22 agosto 2025
Abel fala em 'jogo esforçado' e minimiza série de empates em jogos decisivos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·22 agosto 2025
Em situação confortável após a goleada no primeiro jogo das oitavas da Libertadores, o Palmeiras se conformou com o empate sem gols no jogo desta quinta-feira, no Allianz Parque, contra o Universitário, confirmando a classificação. O resultado, apesar de ser o suficiente, trouxe uma estatística incômoda: foi o sétimo empate consecutivo em jogos de mata-mata na competição do Palmeiras. Depois do jogo, o técnico Abel Ferreira não gostou de ser questionado sobre a estatística, preferindo olhar o fato por outro ângulo.
"Eu pensei que era a 13ª vez que o Palmeiras se classificava para as quartas de final. Mas faz as perguntas que quer e tenho que respeitar. Mas quero lembrar disso. Ainda não perdemos na competição e você vê o quão difícil é chegar, o atual campeão foi eliminado nas oitavas", falou, apontando a queda do Botafogo diante da LDU horas antes.
"Eu me agarro nas coisas positivas. Ninguém quer saber do passado. Querem saber do aqui e agora. E o aqui e agora foi que fizemos um jogo esforçado e os nossos jogadores sabem que podemos fazer mais e melhor. A verdade é que o responsável sou eu, quem trocou a equipe fui eu, quem fez as escolhas fui eu. Mas também é verdade que na Libertadores, nesses últimos quatro ou cinco anos, as coisas têm sido muito bem feitas", completou.
O Palmeiras chegou a levar alguns sustos no jogo desta quinta, e até sofreu um gol nos primeiros dez minutos da partida, em lance que acabou anulado por impedimento. O treinador destacou que já havia alertado que era necessário prestar atenção mesmo com a grande vantagem.
"Por mais que eu tenha avisado os jogadores, e dado o alerta. Nós sabíamos da atitude competitiva que eles têm nos duelos, eu acho que, apesar de ter sido um ponto a favor ter ganho lá por 4 a 0, inconscientemente nossos jogadores pensaram em controlar o jogo. Vocês viram que na primeira parte foram só passes para trás e para o lado, e errados. Eu avisei no intervalo que não estávamos sendo agressivos", comentou, apontando também a necessidade de rodar o elenco para evitar desgastes como o de Vitor Roque, que saiu do jogo com câímbras.
Já são 24 jogos sem perder como mandante na competição sul-americana. Contudo, nos últimos três anos as quedas aconteceram justamente no Allianz Parque, que mais uma vez será palco do jogo decisivo nas quartas de final, contra o River Plate, nos dias 17 e 24 de setembro.
"A próxima fase também será difícil. Primeiro jogo lá, segundo jogo aqui. Vamos continuar a fazer o que sempre fizemos", disse.