AG que mudou tudo no FC Porto foi há dois anos | OneFootball

AG que mudou tudo no FC Porto foi há dois anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·13 novembre 2025

AG que mudou tudo no FC Porto foi há dois anos

Immagine dell'articolo:AG que mudou tudo no FC Porto foi há dois anos

Esta quinta-feira cumprem-se dois anos desde a reunião que ficou conhecida como a ‘AG da Vergonha’ do FC Porto. A noite de 13 de novembro de 2023 foi marcada por intimidação, ameaças e agressões, e a sessão convocada para “deliberar sobre a aprovação dos novos estatutos do clube” transformou-se num confronto entre os que defendiam a continuidade de Pinto da Costa na presidência e os que desejavam uma alternativa – já identificada, embora não oficialmente confirmada – personificada por André Villas-Boas.

Desde então o FC Porto sofreu alterações significativas, especialmente nos órgãos sociais, como evidenciado nas eleições de abril de 2024. Essas mudanças, porém, surgiram acompanhadas de custos profundos e difusos, com repercussões no plano desportivo, financeiro e associativo, bem como na relação do clube com sócios, adeptos e claques. Das ocorrências de 13 de novembro de 2023 resultou a Operação Pretoriano, que, apesar da turbulência interna, conduziu à condenação de dez sócios e adeptos – com Fernando Madureira como figura central – por crimes como ofensa à integridade física, coação, ameaça simples e ameaça agravada, entre outros.


OneFootball Video


Para além das consequências civis, surgiram também sanções disciplinares: numa primeira fase o então Conselho Fiscal e Disciplinar suspendeu três associados; já com o novo órgão foram aplicadas suspensões de seis meses a dois elementos (Fernando Saul e Manuel do Bombo) e proposta de expulsão para quatro pessoas (Fernando Madureira, Sandra Madureira, Vítor Catão e Vítor Aleixo (pai)). As deliberações relativas a pelo menos os três últimos estão agendadas para 22 deste mês, em nova assembleia geral.

No que se refere ao processo judicial de Fernando Madureira, este deverá conhecer novos desenvolvimentos nos próximos meses, até porque, se o seu recurso não for julgado entretanto, a 7 de fevereiro atingirá o tempo máximo de prisão preventiva. À margem destas questões, a maioria dos sócios e adeptos do FC Porto encara o futuro do clube com mais optimismo do que há dois anos, segundo declarações de Miguel Brás da Cunha, membro do Conselho Superior dos dragões presente na AG de 13 de novembro de 2023.

Visualizza l' imprint del creator