Zerozero
·22 dicembre 2025
Águias levam a melhor no «dérbi dos <i>bês</i>»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 dicembre 2025

Na versão B do dérbi eterno, a contar para a 15ª jornada da Liga Portugal 2 Meu Super 25/26, o Benfica, a jogar em casa, levou a melhor (1-0) sobre o Sporting. Diogo Prioste, da marca dos onze metros, fez o único golo de um encontro que viu os leões reduzidos a nove unidades.
Desde cedo, as águias mostraram personalidade e, apesar da diferença na tabela - leões em segundo, águias, agora, em 12º -, começaram a controlar o duelo.
No primeiro tempo, o Sporting, ainda assim, conseguiu criar um par de ocasiões interessantes, como a jogada de Manuel Mendonça aos 26 minutos, onde driblou vários adversários e, com uma trivela, forçou uma grande defesa de Ricardo Ribeiro.
Não obstante, era o conjunto de Nélson Veríssimo que trocava a bola no meio-campo adversário e que mais perto estava da baliza pretendida. Por isso, o golo acabou por surgir. Após um braço na área verde e branca, Diogo Prioste foi endereçado para a marca dos onze metros e, de grande penalidade, atirou a contar - tiraço do jovem médio, a reduzir as hipóteses de defesa do esforçado Callai.
No segundo tempo, as águias passaram de «controlar» para «dominar» e viveram, provavelmente, o melhor período do encontro no quarto de hora inicial do segundo tempo.
As oportunidades sucederam-se e o 2-0 parecia sempre mais próximo que o 1-1. Apesar do marcador não ter mexido mais, tudo ficou mais facilitado quando a turma de João Gião viu João Muniz e Samuel Justo serem expulsos em três minutos.
Aí, as águias, que na próxima jornada vão a Viseu defrontar o Académico, tiveram mais espaço e melhores ocasiões, mas não colocaram o pé no acelerador. Os leões, que viram a próxima jornada frente ao FC Porto B ser adiada, bem tentaram até ao final, mas sem sucesso.

Onze do Benfica:
Ricardo Ribeiro, João Fonseca, Joshua Wynder, Gonçalo Oliveira, Leandro Santos, João Veloso, Diogo Prioste, José Neto, Francisco Neto, Francisco Silva, Olívio Tomé

Onze do Sporting:
Diego Callai, Lucas Anjos, João Muniz, Bruno Ramos, David Moreira, Samuel Justo, Kauã Oliveira, Mauro Couto, Manuel Mendonça, Paulo Cardoso, Rafael Nel
1':

Começou a partida
16':

Sporting: Bruno Ramos
fez o mais difícil!!! Livre lateral cobrado de forma tensa para o interior da área. Houve um desvio no primeiro poste e, ao segundo, Bruno Ramos tinha tudo para encostar, mas atrapalhou-se e a bola acabou por sair.
26':

Sporting: Manuel Mendonça
, que jogada!!! Na sequência de um lançamento lateral, o médio aproveitou um ressalto e trabalhou já dentro da área. Com toques curtos, tirou uns quantos adversários do caminho e arrisco no remate, com uma trivelada. Ricardo Ribeiro atirou-se para desviar a bola da baliza
34':

GOLO Benfica: Diogo Prioste marca de grande penalidade!
Diogo Prioste marca o seu 2º golo na prova (10 jogos) Diogo Prioste marcou o seu 10º golo na equipa (66 jogos)
Que tiraço!! Callai ainda adivinhou o lado, só que Prioste atirou tão forte e tão colocado que era muito difícil chegar lá - apesar da bola ainda ter raspado nos dedos do guarda-redes. Benfica na frente!
45 +2':

Sporting: Kauã Oliveira
foi lançado por Nel e, à entrada da área, rematou na passada, rasteiro, para Ricardo Ribeiro encaixar
45 +3':

Primeira parte bastante dividida, durinha e com algumas faltas. O Sporting nunca conseguiu assumir o controlo de jogo, muito por mérito do Benfica. A equipa de Nélson Veríssimo está personalizada, disponível e competente. Apesar do empate também se adequar, a vantagem encarnada é justa
58':

Benfica: Francisco Neto
fez um belo movimento e apareceu com muito espaço na grande área. Rematou cruzado, mas para fora
65':

Sporting: Mauro Couto
apareceu no centro da área e rematou forte, à figura, obrigando Ricardo Ribeiro a mostrar os seus reflexos
80':

Benfica: Ivan Lima
, da esquerda para o meio, disferiu um remate potente. Callai teve de ir ao chão para desviar para canto
85':

Benfica: Leandro Santos
apareceu muito bem ao segundo poste para responder a um cruzamento nascido da esquerda. Esticou-se todo, mas não conseguiu desviar para o alvo
90 +2':

Benfica: Tomás Cruz e Ivan Lima
obrigaram Callai a duas belíssimas defesas com dois bons remates de meia distância
90 +7':

O árbitro apita para o final da partida
90 +7':

Benfica foi superior e mereceu a vitória! A equipa encarnada, apesar da primeira parte dividida, conseguiu controlar minimamente os primeiros 45 minutos. No segundo tempo, as águias entraram melhor e, depois das duas expulsões leoninas, selaram os três pontos com tranquilidade.
Melhor em campo:

Diogo Prioste (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Bela exibição do - para este contexto - experiente médio. Controlou a seu ritmo o duelo a partir do miolo. Intenso e disponível sem bola, consistente e seguro com o esférico. Além disso, marcou o golo que resolveu a partida.









































