oGol.com.br
·10 febbraio 2026
Além do United, Chelsea é outro inglês a aproveitar mudança de treinador

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·10 febbraio 2026

O Manchester United de Michael Carrick tem ganhado os holofotes pela sequência de vitórias que pode chegar à tão aguardada quinta consecutiva hoje (10), mas outro clube inglês tem aproveitado muito bem a mudança de treinador no meio da temporada - coisa tão atípica no futebol inglês. Sob o comando de Liam Rosenior, o Chelsea só foi parado pelo Arsenal, e em duelos de muito equilíbrio.
Quando decidiu demitir Enzo Maresca, técnico com quem conquistou o Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano, os Blues ocupavam a mesma quinta posição que ocupam neste momento na Premier League, mas tinham um aproveitamento de 58,3% na temporada, e acumulavam apenas duas vitórias nos últimos nove jogos disputados naquele final de 2025.
Depois de dois jogos sob o comando do interino Calum McFarlane (empate com o City e derrota para o Fulham), o Chelsea inverteu a história e, com o novo comandante, perdeu apenas duas partidas nos últimos nove compromissos, sendo os dois reveses nos encontros com o Arsenal pela semifinal da Copa da Liga Inglesa. Fora isso, foram sete vitórias (uma pela Copa da Inglaterra, duas na Liga dos Campeões e quatro pela Premier League).
A produtividade ofensiva saltou dos 1,92 gol por jogo da "era Maresca" para 2,55 de média com Rosenior, enquanto a defesa segue com um desempenho semelhante, na casa de 1,22 gol sofrido por partida.
Depois de chegar no meio do Mundial e brilhar na corrida pelo título inédito, o brasileiro João Pedro não conseguiu manter o ritmo. Foram dois gols e duas assistências nos primeiros três jogos da temporada, mas logo o rendimento caiu diante as muitas "experimentações" de Maresca, que o mudou de posição algumas vezes.
Dos 12 gols que tem na atual temporada, João Pedro marcou cinco deles após a chegada do novo treinador, tendo colaborado ainda com mais uma assistência, sem falar nas outras contribuições que não aparecem nas estatísticas, como os dois pênaltis sofridos contra o Wolverhampton, que renderam dois gols para Cole Palmer.
O "gelado" Palmer é outro que tem aproveitado os novos ares no Chelsea. Com o hat-trick no sábado, ele chegou a oito gols na temporada, precisando de cinco jogos com o novo comandante para igualar o número de tentos que tinha produzido nas 12 aparições anteriores, adicionando ainda suas duas primeiras assistências na temporada.
Live


Live







































