Coluna do Fla
·6 settembre 2025
Alerj aprova projeto para ingressos de futebol à população de baixa renda

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 settembre 2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quinta-feira (04), o Projeto de Lei 5.189/2025, que determina a venda de 18% dos ingressos de jogos de futebol para a população de baixa renda. No entanto, a decisão ainda não é definitiva e passará por uma segunda votação, que ainda não tem data para acontecer.
Caso receba a aprovação final, parte dos ingressos terão que custar, no máximo, 1,5% do salário mínimo vigente. Ou seja, atualmente, R$ 22,77 em 18% da carga comercializada. A regra valeria para estádios com capacidade igual ou superior a 35 mil torcedores no Estado do Rio de Janeiro. A proposta é de autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch (PL).
“Queremos garantir que o povo, que sempre foi a alma dos estádios, volte a ter acesso a preços populares. O Ingresso Social é uma forma de retomar a essência da ‘Geral do Maracanã’, espaço que marcou a memória de gerações e fazia do futebol um verdadeiro espetáculo do povo”, disse o autor do texto, segundo o portal ‘Poder 360’.
Flamengo, Fluminense e Botafogo seriam os maiores afetados caso a decisão avance. O Vasco não teria que se adaptar, afinal, a capacidade do estádio é de 22 mil. Mengão e o time das Laranjeiras mandam partidas no Maracanã, que cabe mais de 70 mil. Por fim, o clube de John Textor atua no Nilton Santos, que tem espaço para mais de 44 mil.
Ainda no texto do Projeto de Lei, há previsão de multa. Quem não cumprir a regra terá de pagar multa de 20% do valor arrecadado no evento. Em caso de reincidência, o clube não poderá usar o estádio por até seis meses. Além disso, o PL deseja que a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) ganhe 1% da arrecadação bruta obtida com a venda dos ingressos.