Alfredo Almeida se retrata após fala em sua apresentação no Flamengo | OneFootball

Alfredo Almeida se retrata após fala em sua apresentação no Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·15 luglio 2025

Alfredo Almeida se retrata após fala em sua apresentação no Flamengo

Immagine dell'articolo:Alfredo Almeida se retrata após fala em sua apresentação no Flamengo

A apresentação de Alfredo Almeida como novo diretor-executivo das categorias de base do Flamengo, realizada na tarde desta segunda-feira (14) no Ninho do Urubu, foi marcada por uma polêmica que culminou em um pedido formal de desculpas do profissional português.

Durante a entrevista coletiva, ao ser questionado sobre a essência do futebol brasileiro e a necessidade de resgatar a "magia" na formação de atletas, Almeida fez uma comparação entre jogadores de diferentes continentes que gerou críticas imediatas.


OneFootball Video


"Aquilo que o atleta brasileiro tem, provavelmente não há em mais nenhuma parte do mundo. Tem a ver com o dom, a magia, a irreverência, a bola fazer parte do corpo. Depois, existem outras zonas do globo onde há outras valências. Como, por exemplo, a África tem valências físicas como quase nenhuma parte do mundo. Se quisermos ir para a parte mental, temos que ir a outras zonas da Europa, do globo", disse Almeida.

Retratação de Alfredo Almeida

A declaração, que associa de forma generalizada características técnicas, físicas e mentais a continentes específicos, repercutiu negativamente. Pouco tempo depois, a assessoria de imprensa do Flamengo enviou uma nota oficial, divulgada pelo "ge", na qual Alfredo Almeida se retrata pela fala.

"Um trecho específico da minha fala, isolado do contexto geral, acabou gerando interpretações que em nada refletem meu pensamento. Por isso, peço desculpas se a forma como me expressei causou qualquer desconforto", afirmou o português no comunicado.

Alfredo Almeida chegou ao Brasil em janeiro de 2025, atuando como um auxiliar direto de José Boto, diretor técnico do futebol profissional. Com a recente demissão de Carlos Noval, ele foi promovido e assumiu a responsabilidade de comandar a formação de talentos na base rubro-negra.

Nota na íntegra

"Durante a entrevista coletiva de minha apresentação como diretor da base do Flamengo, fiz uma explanação mais ampla sobre os diferentes perfis de atletas ao redor do mundo e as valências que costumam ser observadas por clubes no processo de formação e recrutamento.

Um trecho específico da minha fala, isolado do contexto geral, acabou gerando interpretações que em nada refletem meu pensamento. Por isso, peço desculpas se a forma como me expressei causou qualquer desconforto. Não houve, em momento algum, a menor intenção de soar discriminatório.

Tenho total consciência de que há atletas com grande capacidade tática no futebol africano, assim como existem jogadores europeus com enorme talento criativo e brasileiros com impressionante força física. As características dos jogadores não se limitam à sua origem geográfica.

Reforço meu respeito a todas as culturas, povos e escolas do futebol. Sigo comprometido com o trabalho de formação no Flamengo, pautado por valores como inclusão, diversidade, ética e desenvolvimento integral dos nossos atletas."

Visualizza l' imprint del creator