oGol.com.br
·16 agosto 2025
América marca no último lance e empata com o Amazonas no 'duelo dos desesperados'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 agosto 2025
O Amazonas sofreu um baque duro no fim e seguirá no Z4 da Série B. Diante de sua torcida, a Onça saiu na frente em um primeiro tempo truncado no "duelo dos desesperados" e ampliou logo no começo da segunda etapa. O América veio para cima, teve dois pênaltis na segunda etapa e converteu ambos, com direito a um no último lance. 2 a 2.
O América segue fora da zona de rebaixamento com 22 pontos, mas empatado com o Volta Redonda, primeiro time dentro do Z4. O Amazonas ainda é o lanterna, com um ponto a menos.
O Amazonas começou em cima do América e levou certo perigo nos primeiros minutos. Luan Silva recebeu depois de recuperação de Henrique Almeida e bateu cruzado, mas a bola desviou e saiu. Kevin Ramírez recebeu cruzamento na área, errou o chute e mandou longe da meta.
O Coelho tentou responder e chegou com perigo, mas também não marcou. Miguelito recebeu na grande área após boa troca de passes e bateu forte, mas errou o gol. Cinco minutos depois, Figueiredo carregou pelo meio com liberdade e também arriscou, mas mandou sem direção, para fora.
Foi só aos 32 minutos que a Onça teve a chance que precisava, depois de Tavares cruzar a bola na área, Castrillón desviar por cima e Henrique Almeida cair após disputa com o goleiro. A arbitragem consultou o VAR e assinalou pênalti, para Kevin Ramírez deslocar Cássio e abrir o placar em casa.
A equipe mineira cresceu de produção na reta final e tentou o empate, sem sucesso. Já nos acréscimos, com 46 minutos, Ricardo Silva encontrou Willian Bigode em ótimo lançamento na área e o atacante bateu cruzado, mas o goleiro João Lopes estava atento e fez grande defesa para evitar o gol.
O Amazonas, em resposta, não ampliou o placar alguns instantes depois por muito pouco. A bola foi alçada na área, Henrique Almeida tentou de bicicleta e acionou Kevin Ramírez, que ajeitou para Luan Silva. O atacante veio de trás e pegou forte rasteiro, mas mandou perto da trave.
O América até buscou o empate em começo rápido, com Figueiredo e Kauã Diniz, mas foram os mandantes que tiveram sucesso. Aos nove minutos, Rafael Tavares foi acionado pelo meio com espaço, avançou até a entrada e bateu de canhota. A bola desviou na marcação e matou Cássio.
Mesmo com a desvantagem significativa, o Coelho seguiu tentando diminuir o placar. Com 13 minutos, Willian Bigode recebeu no ataque e arriscou chute forte, mas errou o alvo. Aos 25, Arthur Sousa foi acionado na frente de Figueiredo e arriscou cruzado, mas mandou à direita do gol.
Mas a injeção de ânimo nos mineiros veio alguns minutos depois. Quando o cronômetro mostrou 31, Fabiano derrubou Maguinho dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti. Figueiredo bateu no canto esquerdo e viu o goleiro acertar o lado, mas não defender a cobrança.
A reação americana parecia não dar frutos, mas foi no último lance de jogo que Fabiano cometeu outro pênalti, novamente em cima de Maguinho. Figueiredo foi para a bola novamente e estufou as redes aurinegras com chute forte no canto direito, para sacramentar o empate tardio.