Nosso Palestra
·9 gennaio 2026
Análise: Palmeiras dá resposta positiva e faz melhor atuação da Copinha até agora

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·9 gennaio 2026

Almanaque. O Palmeiras deu a resposta que precisa após vencer o Monte Roraima-RR com oscilações na última segunda-feira (5) e fez a melhor apresentação de um time na Copa São Paulo de Futebol Júnior até o momento ao bater o Batalhão-TO por 9 a 0 na noite desta quinta-feira (8). Eduardo, quatro vezes, Sorriso, três, Victor Gabriel e Coutinho marcaram os gols palestrinos.
É bem verdade que o Batalhão ofereceu poucos riscos, sequer fez o goleiro Aranha sujar o uniforme, e se mostrou, até o momento, uma das equipes mais frágeis desta edição da Copinha. No entanto, o Palmeiras mostrou algo que faltou no primeiro jogo: postura, seriedade e sem erros bobos com a bola nos pés.
Entre todos os grandes clubes e postulantes ao título, o Palmeiras foi quem fez os 90 minutos mais consistentes da Copinha até o momento. Mesmo desfalcado por jovens que estão no time profissional – e, até por isso, não ser o amplo favorito ao título – foi consistente e sólido.
Até agora, Santos e Red Bull Bragantino – ambos com duas vitórias – também chegam forte e mostraram bons valores coletivos e individuais – o Santos, porém, deve ficar desfalcado para o restante da competição após a diretoria do profissional pedir três garotos. O São Paulo, outro favorito, venceu ambas, mas ainda não empolgou.
Se lançando ao ataque desde o apito inicial, o Palmeiras em nenhum momento deu respiro ao Batalhão, e chegou a balançar as redes aos 14 minutos, quando Sorriso tocou na saída do goleiro, mas o gol foi anulado por impedimento.
O time de Tocantins, contrariando as estatísticas, até conseguiu equilibrar a segurar o ímpeto do Palmeiras até os 18 minutos do primeiro tempo. O time da Polícia Militar, no entanto, foi vazado pela primeira vez aos 18, quando Sorriso abriu o placar em uma jogada individual.
Não demorou para a porteira abrir. Aos 20, Victor Gabriel recebeu nas costas da marcação e fez o segundo do time paulista, que ampliou aos 27, quando Eduardo deu um chapéu no marcador e mandou entre as pernas do goleiro. Coutinho e Eduardo, de novo, fizeram o primeiro tempo acabar com uma verdadeira aula: 5 a 0.
No segundo tempo, o Palmeiras não tirou o pé do acelerador, pelo contrário, manteve a seriedade. Aos 12, Sorriso recebeu de Saboia e fez mais um, antes de Eduardo voltar a brilhar. O camisa 10 do Palmeiras anotou o hat-trick aos 17 e fez o quarto aos 20, de cavadinha. Quem também conseguiu anotar três gols na partida foi Sorriso, que aos 43 recebeu na área e chutou alto.
O Verdão encaminhou a vaga a para segunda fase. O time alviverde lidera a chave 27 com seis pontos (duas vitórias), seguido por Monte Roraima-RR e Remo, ambos com três. O Batalhão é o lanterna, ainda zerado.
A equipe palestrina precisa de um empate contra o Remo para se classificar – mesmo em caso de derrota, tem altas chances de se classificar. Para ficar de fora, precisa ser derrotado pelo Remo e o Monte Roraima golear o Batalhão – Remo e Roraima precisam tirar um saldo de dez gols do Palmeiras.
Agora, o Verdão volta a campo no próximo domingo (11) contra o Remo, às 11h (de Brasília) na Arena Barueri pela terceira rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.









































