Análise: Santos frustra ao perder pontos em confronto direto, mas retorno de Neymar renova esperança | OneFootball

Análise: Santos frustra ao perder pontos em confronto direto, mas retorno de Neymar renova esperança | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·2 novembre 2025

Análise: Santos frustra ao perder pontos em confronto direto, mas retorno de Neymar renova esperança

Immagine dell'articolo:Análise: Santos frustra ao perder pontos em confronto direto, mas retorno de Neymar renova esperança

Por Victória Romanelli

O Santos frustrou a torcida novamente ao deixar mais pontos no caminho em confrontos diretos contra rivais que seguem brigando contra o rebaixamento. Neste sábado, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda empatou por 1 a 1 com o Fortaleza e segue vendo de perto o Z4 do Campeonato Brasileiro.


OneFootball Video


Se vencesse, o Peixe poderia ter aberto quatro pontos de distância para a zona do rebaixamento, já que o Vitória foi derrotado por 3 a 1 pelo Cruzeiro e segue na zona da degola. O empate deixou o Santos com 32 pontos, apenas dois a mais que o Leão, na 16ª posição, a última antes do Z4.

O Santos teve uma sequência de dois jogos em casa contra rivais diretos nas pretensões do BrasileiroVitória e Fortaleza – e deixou cinco pontos para trás. Agora, o Peixe emenda uma sequência que promete ser ainda mais difícil, com dois clássicos contra o líder Palmeiras e um confronto com o vice-líder Flamengo.

Mas, apesar da frustração e pontos perdidos, a torcida ganhou pelo menos uma boa notícia: o retorno de Neymar.

Santos mostra fragilidades e precisa correr atrás do prejuízo

O Santos teve um primeiro tempo com maior posse de bola: 66% contra 44% do Fortaleza. Contudo, apesar de ter a bola no pé, não conseguiu aproveitar. Das poucas vezes que chegava ao ataque, sofria com erro de passe no terço final ou até mesmo perdia a bola na intermediária. O Fortaleza, por sua vez, aproveitava os contra-ataques para fazer Brazão trabalhar. Aos 34, Adam Bareiro aproveitou o cruzamento pelo alto de Breno Lopes e abriu o placar.

A equipe santista parecia ter sentido o gol e, em um vacilo de Rollheiser, chegou a fazer o segundo. Contudo, foi salvo por impedimento de Breno Lopes na jogada antes do passe para Bareiro, novamente, que não foi acompanhado por Luan Peres. O Peixe, então, conseguiu segurar o prejuízo mínimo até o intervalo.

Mudanças dão resultado e “efeito Neymar” é esperança

Sem gostar do que via, Vojvoda arriscou e já fez logo três mudanças: Robinho Jr., Tiquinho Soares e Willian Arão entraram nas vagas de Barreal, Rollheiser e João Schmidt. Com as modificações, o treinador viu o Peixe reagir no jogo. Robinho Jr., que fez seus primeiros 45 minutos seguidos, deu trabalho para a defesa do Fortaleza, enquanto Arão deu mais fluidez ao meio-campo. Tiquinho ficou mais apagado.

Apesar da melhora, o Santos ainda tinha dificuldade de chegar com perigo. Vojvoda acionou Neymar aos 22 do segundo tempo. O camisa 10 do Peixe era o ingrediente que faltava. Desde seu primeiro segundo em campo, mostrou que é peça diferenciada e pode pintar como a grande esperança da equipe na luta contra o Z4. Virou “alvo” dos jogadores o Fortaleza e sofreu algumas faltas que manteve o Peixe na pressão do ataque.

Foi em uma jogada do astro que o Santos empatou. Neymar abriu na direita com Adonis, que bateu cruzado da lateral da área. A bola desviou em Bruno Pacheco e enganou Brenno, que não chegou. No fim, cobrou falta perigosa que poderia ter sido a virada do Peixe. Mas, terminou tudo igual na Vila: 1 a 1.

Lição que fica

O Santos tem o que tirar de positivo do jogo, mas o saldo é negativo e deixa claro para Vojvoda que, para o time reagir, algumas mudanças, além da entrada de Neymar, precisam ser feitas. Neste momento, o treinador precisa aproveitar melhor as peças que mostram mais resultados quando o calo aperta e evitar insistência nos que ainda precisam conquistar um pouco mais de confiança antes que seja tarde para ganhar fôlego.

Próximo jogo do Santos

Palmeiras x Santos Competição: Campeonato Brasileiro (32ª rodada) Data e horário: 6 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília) Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Visualizza l' imprint del creator