oGol.com.br
·25 agosto 2025
Ancelotti diz que Neymar não precisa de testes, mas cobra parte física: 'Todos precisam estar 100%'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·25 agosto 2025
O técnico Carlo Ancelotti convocou nesta segunda-feira (25) a seleção brasileira para os últimos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Com ausências significativas como Neymar, Vinícius Júnior e Rodrygo, o técnico italiano atribuiu aos desejos de testar caras novas na decisão dos substitutos.
"É uma lista que mudou em relação à última convocação. São nove jogadores que não estão agora e não estão porque quero conhecer novos jogadores que eu ainda não conheço bem, sobre perfil de caráter e pessoal. Não sobre perfil técnico, porque sobre isso eu conheço todos os jogadores", explicou Ancelotti.
Entre as ausências mais sentidas, o técnico confirmou que a não convocação de Neymar se deu por conta da lesão sentida nos últimos dias e que espera o atacante do Santos, em plenas condições, para a reta final da preparação.
"Neymar não foi convocado porque teve um pequeno problema na última semana. Mas, Neymar, não precisamos testá-lo. Todo mundo conhece, toda a comissão técnica, toda a seleção e toda a torcida brasileira conhecem bem", afirmou o italiano.
"Neymar precisa, assim como todos os outros jogadores, chegar a uma boa condição física para chegar e ajudar a seleção a fazer o melhor na Copa do Mundo", completou.
Com o Brasil classificado matematicamente para a Copa do Mundo, Ancelotti ressaltou que usará as rodadas finais das Eliminatórias e os amistosos para conhecer novos jogadores e buscar manter o clima positivo na seleção e com os torcedores.
"Temos que aproveitar os jogos contra o Chile e a Bolívia para manter o ambiente positivo do grupo, que será algo muito importante para a Copa do Mundo. Os próximos amistosos em outubro, novembro e março seguirão com o mesmo objetivo, conhecer bem os jogadores e manter o ambiente favorável", explicou.
Na tentativa de manter um equilíbrio entre dar oportunidades para novos nomes e manter a espinha dorsal do que pensa Ancelotti para a seleção, o treinador garantiu priorizar os testes e convocar apenas jogadores sem nenhuma restrição física.
"A ideia é ter um grupo fixo de 14 ou 15 jogadores que eu veja, hoje, como presenças confirmadas na Copa do Mundo e rodar os outros para testar e conhecer novos jogadores", esclareceu Ancelotti
"Um critério fundamental considerado pela comissão técnica é o aspecto físico. Um jogador da seleção precisa estar 100% da sua condição física", completou para justificar algumas ausências.
"A competição em qualquer posição é muito grande. Laterais direitos, zagueiros, meias, pontas, atacantes, a disputa é muito competitiva. Se um jogador não está 100% na sua forma física, posso sim, sem nenhum problema, chamar outro nome", reforçou.
A seleção brasileira recebe o Chile no próximo dia 04 de setembro, no Maracanã, e encerra as Eliminatórias contra a Bolívia, e El Alto. O Brasil está em terceiro lugar, com 25 pontos, já garantido na próxima Copa e só podendo alcançar o segundo posto, que hoje está com o Equador.
Os jogadores ficarão concentrados na Granja Comary, com apresentação marcada para o dia 1º de setembro. No dia 08, a delegação viaja para Santa Cruz de la Sierra, para então se dirigir a El Alto, cidade do jogo contra a Bolívia.
Paquetá é uma convocação, como eu disse, para conhecê-lo. Eu ainda não o conheço. Ele tem muitas qualidade técnicas, é um meia importante e pode jogar em diferentes posições em campo. Então quero aproveitar esse tempo para conhecer ele melhor.
Estou muito feliz em fazer a minha estreia e comandar a seleção no Maracanã. Não tive problemas desde a minha chegada, porque o ambiente na seleção é um clima muito familiar, com muita organização. Os dois primeiros jogos foram satisfatórios para mim e para a comissão técnica. Claro que pode melhorar a qualidade do jogo e a intensidade, mas temos tempo para ajustar isso.
Primeiro foi o ambiente fantástico em todos os jogos, mostraram muito carinho por mim e vi que os torcedores tem muita paixão pelos seus clubes. Na parte de jogo, eu vi muita qualidade e intensidade em campo. Gosto de girar pelo Brasil para conhecer melhor a cultura, os clubes e os meus colegas. Então quero aproveitar esse período sem jogos da seleção para conhecer as estruturas dos clubes e a paixão dos torcedores.???????