
Central do Timão
·3 aprile 2025
Após punição da FPF, Gaviões da Fiel convoca ‘mar negro’ para duelo contra o Vasco

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·3 aprile 2025
A principal torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, emitiu uma nota nesta quinta-feira, 2, questionando a punição aplicada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) devido ao uso de sinalizadores e rojões na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. Os torcedores uniformizados também informaram que haverá o tradicional “mar negro” pouco antes do jogo contra o Vasco, no sábado, 5, pela segunda rodada do Brasileirão.
Na final do Campeonato Paulista, realizada em 27 de março, a Fiel Torcida acendeu diversos sinalizadores antes do término da partida. Seis dias depois, a FPF anunciou que as organizadas Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp estão proibidas de comparecer a qualquer jogo do Corinthians até o fim deste ano.
Em nota oficial, o departamento jurídico dos Gaviões classificou a decisão da FPF como “genérica, coletiva e desproporcional, punindo indiscriminadamente milhares de torcedores pacíficos, sem qualquer individualização de condutas ilícitas”.
Corinthians e Vasco se enfrentam no sábado, na Neo Química Arena, às 18h30 (horário de Brasília). A concentração dos Gaviões acontece a partir das 14h, no ponto de encontro da torcida em Artur Alvim, com saída em direção à Casa do Povo prevista para as 16h.
Confira a nota divulgada pela torcida organizada do Corinthians:
MAR NEGRO!
Gaviões da Fiel convoca a torcida para participar do tradicional mar negro na Neo Química Arena, mas lembre-se, as camisas das torcidas organizadas estão proibidas até segunda ordem como punição da FPF pelos sinalizadores acendidos e arremessados no campo durante a final do Paulistão, portanto, você que irá ao jogo, vista sua camisa preta do Corinthians e empurre o Timão na estreia da Sula.
“Salve, Fiel Torcida!
Nesta quarta-feira (2), fomos surpreendidos com a Portaria FPF nº 093/25, que atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, proibindo a entrada nos estádios de qualquer vestimenta e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados do Gaviões da Fiel e de todas as torcidas organizadas do Corinthians.
Diante disso, já na partida de hoje, estaremos nas arquibancadas apoiando o Corinthians durante os 90 minutos com a camisa da proibição.
Pedimos a colaboração de todos para formar o MAR NEGRO: vista sua CAMISA DA PROIBIÇÃO ou camisa preta do Corinthians e ajude a divulgar essa mobilização.
Evite bonés coloridos.Evite camisas de bairros e quebradas.
Gavião, faça a sua parte.
Quanto à proibição, nosso departamento jurídico já está avaliando a situação.”, publicou os Gaviões da Fiel em suas redes sociais.
Veja Mais: