Jogada10
·10 gennaio 2026
Arrascaeta recebe prêmio de Rei da América em cerimônia no Uruguai

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 gennaio 2026

Giorgian De Arrascaeta recebeu, em Punta del Este, no Uruguai, o prêmio de Rei da América 2025, após liderar a votação entre jornalistas do continente. Com 179 votos, o camisa 10 do Flamengo superou Lionel Messi na premiação concedida pelo jornal El País e consolidou um ano marcado por recordes, títulos e protagonismo.
A cerimônia aconteceu no Uruguai, país natal do jogador, e reuniu os números que traduzem o peso da conquista. Giorgian somou 179 votos entre os 264 possíveis e terminou à frente de Messi, segundo colocado. A disputa também contou com Adrián “Maravilla” Martínez, atacante do Racing, que fechou o pódio.
O meia celebrou o prêmio, embora tenha dito que já se sentia realizado com o ano de 2025 antes mesmo do anúncio oficial. Vencedor da votação, ele não deixou de mencionar seu principal concorrente ao título de Rei da América.
“Eu sabia que estava entre os três finalistas, mas um deles era o Messi, e todos sabem que ele é o melhor do mundo. Além de tudo o que ele fez nesta temporada. Eu já estava feliz com o que conquistei no Flamengo porque foi um ano verdadeiramente mágico”, disse.
A conquista inscreve o ídolo rubro-negro em um grupo seleto. Isso porque le se tornou o quinto uruguaio a vencer o prêmio, que existe há 40 anos. O último jogador do país a alcançar esse reconhecimento havia sido Carlos Sánchez, em 2015, quando atuava pelo River Plate.
Para o meia, o troféu carrega um significado coletivo. “Este prêmio é motivo de orgulho para mim. Sei da importância na América do Sul. Fruto do trabalho duro da equipe… Então, é hora de comemorar com eles e com a minha família”, declarou.
Os números do meia em 2025 sustentam a escolha. Arrascaeta disputou 64 partidas oficiais pelo Flamengo ano ano, marcou 25 gols e contribuiu 20 assistências. Além disso, terminou como um dos principais artilheiros do futebol nacional.
O desempenho acompanhou uma temporada de conquistas: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Conmebol Libertadores. O time ainda chegou à final da Copa Intercontinental, decidida nos pênaltis contra o Paris Saint-Germain.
Vice na votação, Lionel Messi recebeu 39 votos, 140 a menos que o uruguaio. O argentino disputou 49 partidas pelo Inter Miami, marcou 43 gols e distribuiu 26 assistências. A equipe conquistou, pela primeira vez, o título da Major League Soccer — com o argentino eleito o melhor jogador da competição.
O Flamengo também apareceu entre os premiados fora das quatro linhas: Filipe Luís venceu a eleição de melhor técnico da América do Sul. O ex-lateral superou Gustavo Costas, do Racing, e Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai. Em 2025, o treinador comandou o clube em 73 jogos, com 48 vitórias, 16 empates e nove derrotas.









































