Atacante do Grêmio, Martin Braithwaite fala sobre futuro das SAF’s e faz alerta ao modelo | OneFootball

Atacante do Grêmio, Martin Braithwaite fala sobre futuro das SAF’s e faz alerta ao modelo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·12 settembre 2025

Atacante do Grêmio, Martin Braithwaite fala sobre futuro das SAF’s e faz alerta ao modelo

Immagine dell'articolo:Atacante do Grêmio, Martin Braithwaite fala sobre futuro das SAF’s e faz alerta ao modelo

Com a volta do Campeonato Brasileiro neste fim de semana, após a pausa para a Data FIFA, os clubes brasileiros seguem se preparando e, um dos principais clubes do Sul do país, o Grêmio, segue seus treinos com a chegada de grandes reforços para a reta final da temporada.

Ao mesmo tempo, um dos principais nomes ofensivos do Tricolor Imortal, o dinamarquês Martin Braithwaite falou sobre as SAF’s no futebol brasileiro, e afirmou que o modelo é o caminho mais correto a ser seguido pelos clubes;


OneFootball Video


“Acho que sim, porque agora o futebol é um negócio. E para fazer um negócio, temos que pensar a curto prazo, médio prazo, longo prazo. E tem coisas no campo, coisas fora de campo. Por exemplo, um time vai viajar muito, vai ficar muito em hotel. Então, se você investir num CT que todos os jogadores têm quarto, têm comida, não vai gastar tanto como se você fosse para hotel ou pagar comida para uma empresa.

O atacante comentou também sobre as melhorias que um clube pode ter com a chegada das SAF’s, afirmando que o planejamento leva os times a grandes conquistas no futuro.

“Com SAFs, pode investir nisso, porque pode pensar onde queremos estar em cinco anos, em 10 anos. Mas se você não tem isso, está pensando num projeto de três anos, e cada três anos vai outro projeto, nunca vai melhorar no campo. Nunca vai melhorar a estrutura de futebol. Se você vai preparar algo para cinco anos, se você é presidente, você vai ajudar outro presidente. Porque eles têm pressão para rendimento agora, estão gastando tudo em jogadores. Mas pode ser que tenhamos um elenco muito bom e dizemos “queremos outro jogador”. Não precisamos, mas queremos. “Então, vamos gastar”. Não. Melhor usar esse dinheiro para investir no CT, para ter melhor academia, máquinas para recuperação, coisas assim”

Contudo, o dinamarquês alertou para o perigo do modelo, afirmando que nem tudo são flores para quem se transforma em SAF.

“Mas a SAF também pode ser negativa se você não tem um bom dono. Muitas vezes, estão chegando pessoas ricas que querem ganhar dinheiro, porque se pode ganhar dinheiro no futebol, e não estão pensando em resultado. Só em ganhar dinheiro. Então, tem que chegar em um clube e entender a história do clube, o que quer a torcida.”

Visualizza l' imprint del creator