Fala Galo
·25 agosto 2025
Atlético soma a pior campanha da Série A pós Mundial de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·25 agosto 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético Por: Thiago Florêncio
A derrota por 2 a 0 para o São Paulo, no último domingo (24), no MorumBIS, custou caro ao Atlético. Além de encerrar um tabu de cinco anos sem perder para o rival paulista fora de casa, o resultado colocou o clube na lanterna do desempenho pós-Mundial entre os 20 times da Série A. Foram sete jogos disputados, com apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas. Dos 21 pontos em jogo, o time somou quatro, o que representa um aproveitamento de 19,05% sob o comando do técnico Cuca.
Apesar das classificações às quartas de final da Sul-Americana e da Copa do Brasil, o desafio do Atlético é encontrar equilíbrio entre as competições para não correr riscos no Campeonato Brasileiro. Contra o São Paulo, a equipe entrou em campo com uma formação alternativa, já de olho no clássico contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (27), na Arena MRV, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Inclusive, na coletiva após a partida de ontem, Cuca destacou as dificuldades encontradas para equilibrar o calendário e competir ao mesmo tempo no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Sul-Americana. E porque escolheu por preservar titulares na partida de ontem:
“São poucos elencos que conseguem estar em três frentes e não ter prioridade. Nós não temos um elenco tão grande para estarmos em três frentes e hoje colocar o time titular. Claro que você precisa somar o máximo de pontos possíveis no Campeonato Brasileiro, não deixar de lado, mas hoje era um jogo que precisávamos fazer essa escolha, e vocês sabem o motivo”, destacou Cuca na coletiva pós derrota para o São Paulo.
Além de registrar o pior aproveitamento do Brasileiro após o Mundial, o Atlético soma números preocupantes como visitante. O time não venceu nenhuma das cinco partidas fora de casa, balançou a rede apenas quatro vezes e sofreu nove gols, com aproveitamento de apenas 7%.
Os indicadores ofensivos também chamam atenção negativamente. A equipe está entre as menos eficientes no ataque, com média de 12,3 finalizações por jogo nas sete rodadas disputadas. Na defesa, o cenário não é melhor: desde a volta do Brasileiro, o Galo sofreu 89 finalizações, o que representa 6,5 por partida.
Os erros defensivos voltaram a custar caro ao Atlético na derrota para o São Paulo. (Imagens: SporTV)
Veja quais foram os confrontos do Atlético desde a retomada da competição nacional
Em meio as disputas das quartas de finais das Copas, contra Cruzeiro (Copa do Brasil) e Bolívar – BOL (Sul-Americana), o Atlético terá pela frente o Vitória, fora de casa, no dia 31/8 (domingo), depois recebe o Santos, no dia 13/9, visitará o Botafogo, no dia 20/9 e o Mirassol, no dia 27/9, em Belo Horizonte. Atualmente, o clube ocupa a 12ª colocação, com 24 pontos, cinco a mais que o Vitória, primeira equipe na zona de rebaixamento.
LEIA TAMBÉM
Atlético é dono da pior campanha da Série A pós Mundial
CBF define arbitragem para o clássico da Copa do Brasil
Após estreia, Iseppe agradece oportunidade
Atlético Feminino contrata meia-atacante que estava no futebol mexicano
Atacante que já teve multa superior aos R$ 300 milhões deixa o Atlético
Prime Video confirma atleticano na narração de clássico pela Copa do Brasil
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok