ecbahia.com
·1 gennaio 2026
Bahia anuncia venda de atacante a clube da China

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·1 gennaio 2026

O Bahia oficializou, na manhã desta quinta-feira (1), a transferência em definitivo do atacante Rafael Ratão para o Shanghai Shenhua FC, da China.
O jogador pertencia ao Esquadrão desde 2023 e estava atuando por empréstimo no Cerezo Osaka, do Japão, onde realizou sua temporada mais goleadora da carreira com 23 gols em 44 jogos ao longo do ano de 2025.
Com o desfecho da negociação, o atleta não retorna mais ao Fazendão, seguindo diretamente para o futebol chinês com um vínculo de três anos.
Segundo publicações na imprensa, a operação foi fechada pelo valor de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12,7 milhões na cotação atual).
Dessa forma, a negociação garante que o Tricolor de Aço recupere praticamente a totalidade do investimento feito na compra do atleta em 2023.
Além do montante imediato, o Esquadrão garantiu a manutenção de 10% da mais-valia dos direitos econômicos em caso de uma transferência futura do atacante.
A venda é vista como um movimento estratégico da diretoria para gerar ativos financeiros visando o planejamento da temporada de 2026 e necessário pelo fato de que o atleta teria apenas mais um ano de contrato com o clube.
Rafael Ratão desembarcou em Salvador na segunda metade de 2023, vindo do Toulouse, da França, e assumiu rapidamente a titularidade na ponta esquerda, somando quatro gols em seus primeiros 18 jogos.
No entanto, em 2024, com o elenco mais reforçado, o atacante perdeu espaço entre os titulares e passou a ser utilizado como opção no banco de reservas, tanto nas pontas quanto na posição de centroavante.
Ao todo, vestindo a camisa tricolor, o jogador acumulou 54 partidas, com 10 gols marcados e quatro assistências concedidas.
O sucesso de sua passagem pelo futebol japonês em 2025 foi o diferencial para atrair o interesse do mercado chinês justamente na última janela em que o Tricolor de Aço poderia lucrar com sua saída.
Como o contrato de Ratão com o Esquadrão era válido apenas até dezembro de 2026, a partir de julho ele já estaria apto a assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe e sair gratuitamente. Dessa forma, o negócio foi considerado satisfatório para todas as partes envolvidas.









































