SportsEye
·30 luglio 2025
Barça acerta patrocínio milionário com país surpreendente

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·30 luglio 2025
O Barcelona está prestes a oficializar um novo acordo comercial de peso com a República Democrática do Congo, segundo informações do Mundo Deportivo. O contrato, datado de 29 de junho e revelado originalmente pela Reuters, prevê o pagamento de cerca de 44 milhões de euros ao clube catalão para que o logotipo de promoção turística do país africano seja estampado em algumas peças do uniforme esportivo do Barça.
Pelos termos do acerto, Congo desembolsará entre 10 e 11,5 milhões de euros ao ano durante as próximas quatro temporadas. O destaque da parceria é a presença do slogan “coração da África” na parte traseira das camisas de treino e aquecimento das equipes masculina e feminina do clube, além da divulgação do logotipo nas peças publicitárias da instituição, revista e relatório anual.
O negócio surge em meio a um contexto de busca por equilíbrio financeiro do Barcelona, diante das exigências de fair play salarial em LaLiga. Internamente, há expectativa de que a nova fonte de receitas permita ao clube cumprir obrigações e facilitar o registro de reforços e contratos renovados, como o do goleiro Joan Garcia.
A negociação não foi totalmente tranquila. O Barça aguardava o pagamento da primeira parcela — metade do valor total, cerca de 22 milhões de euros — e se viu pressionado pelo governo congolês, que queria apresentar o patrocínio publicamente antes do depósito, algo rejeitado pelo clube. A situação se normalizou apenas quando, de acordo com apuração do Mundo Deportivo, a transferência da quantia foi realizada de modo regulamentar, com todas as garantias de pagamento confirmadas, o que abriu caminho para o anúncio do acordo.
Vale lembrar que o país africano também fechou recentemente parcerias similares com Monaco e Milan, ainda que sem revelar os valores envolvidos nesses casos.
No cenário esportivo, o contrato representa um passo estratégico por parte da diretoria azulgrana: além de reforçar as finanças, o clube mantém sua capacidade de atrair grandes patrocinadores mesmo em meio a desafios econômicos e à instabilidade geopolítica de parte dos parceiros. Ainda assim, é aguardado com interesse como essa colaboração será recebida por torcedores e entidades, dado o histórico de conflitos no Congo.
Fonte: Mundo Deportivo.
Photo by Paul Miller/Getty Images