MundoBola Flamengo
·1 settembre 2025
Bayer Leverkusen demite técnico que apanhou do Flamengo; Filipe Luís já foi desejo dos alemães

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 settembre 2025
O fim da linha para o holandês Erik Ten Hag no Bayer Leverkusen chegou rápido. O técnico de 55 anos veio ao Brasil com o clube para fazer pré-temporada em solo carioca. Mas os alemães acabaram sendo marcados por um episódio inusitado: a derrota esmagadora para o Flamengo.
Não para qualquer Flamengo: o sub-20, que viria a ser campeão mundial da categoria sobre o Barcelona. E a surra foi feia. Na Gávea, o Mengão goleou o Bayer Leverkusen principal por 5 a 1.
A derrota impressionante era o início de um trabalho curto e fraco do ex-Manchester United no time alemão. Foram apenas três jogos oficiais até a demissão de Ten Hag.
Na Copa da Alemanha, o Bayer Leverkusen até largou bem, vencendo o fraco SG Sonnehof por 4 a 0. Mas o início foi ruim na Bundesliga.
Na primeira rodada, o Bayer Leverkusen perdeu por 2 a 1 para o Hoffenheim, jogando em casa. Fora de casa, o time de Ten Hag visitou o Werder Bremen e empatou por 3 a 3, mas com um jogador a mais.
Esse jogo aconteceu no último sábado (30), e foi o estopim para a queda do técnico. Antes disso, o time já havia feito uma pré-temporada que dava indícios de trabalho medíocre.
Além da derrota para o Flamengo Sub-20, que marcou a estreia do técnico, o Bayer perdeu para o Chelsea, por 2 a 0.
As vitórias na pré-temporada foram contra Bochum, Fortuna Sittard e Pisa, três times considerados muito inferiores ao Bayer Leverkusen.
Vale frisar que o Bayer Leverkusen já revelou ter considerado contratar Filipe Luís antes mesmo do Flamengo. Quem diz isso é Simon Rolfes, diretor do Bayer Leverkusen.
O mandatário, quando esteve no Brasil, revelou ter uma boa conexão com o ex-lateral e que está sempre em contato com o ex-jogador. Em 2019, o Bayer já teria tentado levar Filipe Luís ainda como jogador.
"Tenho uma boa conexão com o Filipe Luís, nós tentamos contratá-lo em 2019, quando ele estava no Atlético de Madrid, e desde então estamos sempre em contato. É muito interessante ver a transição que ele fez de jogador para treinador do Flamengo, com tanto sucesso", diz Simon Rolfes.
O diretor, então, dá detalhes da história.
"Acho que naquele momento não estávamos no nível que temos hoje. Nós almoçamos em Madri, tivemos uma boa conversa, mas no fim não foi possível contratá-lo. Acho que hoje nós teríamos mais chances. Logo depois, eu soube que ele assinou com o Flamengo. Ele já tinha em mente que se tornaria treinador, e eu estou muito feliz por ele", continua.
Simon, por fim, afirma que Filipe Luís pode, sim, ser um grande técnico na Europa.
"Pelo seu conhecimento de futebol e sua experiência em grandes times como Atlético e Chelsea, sim, eu vejo essa boa combinação. Ele é um cara muito ambicioso", conclui.