Zerozero
·16 dicembre 2025
Benfica District: quanto custará, o que está em causa e como está o projeto?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 dicembre 2025

O Benfica promoveu, esta terça-feira, uma sessão de esclarecimento dedicada ao projeto Benfica District, iniciativa estratégica que visa a requalificação e expansão da envolvente do Estádio da Luz. A sessão teve lugar no Auditório José Silvestre, na Universidade do Algarve, e contou com a presença de Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do clube.
Perante Sócios e adeptos, o dirigente encarnado abordou as principais questões colocadas na página oficial do Benfica District, detalhando os objetivos do projeto, os próximos passos, o impacto operacional no clube e os resultados da consulta pública realizada junto da massa associativa.
O projeto prevê a renovação profunda da envolvente do Estádio da Luz, com a construção de um vasto conjunto de novas infraestruturas, entre as quais:
O plano prevê que o Estádio da Luz passe a ter 80 mil lugares, através da melhoria dos acessos e do reforço estrutural da fachada, permitindo suportar a expansão.
O término global do projeto está previsto para 2030.
No que diz respeito ao Estádio da Luz, estão previstas várias intervenções estruturais:
Estas intervenções serão realizadas durante os períodos de defeso e representam um investimento estimado em 75 milhões de euros - sete mil euros por cada lugar novo.
Desde a apresentação inicial do Benfica District, já foram concretizados vários passos fundamentais:
2026
2027
2028
2029
O investimento previsto é de 220 milhões de euros para a área envolvente do Estádio da Luz, com uma potencial contingência adicional de até 10 por cento. O custo médio estimado é de 3.700 euros por metro quadrado.
A ampliação do Estádio para 80 mil lugares representa um investimento adicional de 75 milhões de euros.
O clube estima que o Benfica District gere 37 milhões de euros em receitas adicionais, tornando o projeto autossustentável, criando novas fontes de receita e promovendo uma forte valorização patrimonial. A origem dessas receitas distribui-se da seguinte forma:
Durante o período das obras, a equipa principal de futebol continuará a disputar os seus jogos no Estádio da Luz. Para as modalidades, o Benfica irá estabelecer protocolos com pavilhões em Lisboa e fora da cidade.
O clube garantiu ainda que haverá uma comunicação clara e atempada relativamente a eventuais condicionamentos adicionais decorrentes da execução do projeto.









































