Zerozero
·12 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 novembre 2024
A SAD do Boavista anunciou esta terça-feira a aceitação, por parte do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, de um Processo Especial de Revitalização (PER).
O despacho de deferimento foi comunicado a 11 de novembro e o dossier seguirá agora «os trâmites legais previstos», sendo desenvolvido «ao longo dos próximos meses».
A administração axadrezada agradece «o apoio e a cooperação» de todos os intervenientes e garante que a única alternativa a este PER seria «a apresentação de um pedido de insolvência».
«É inquestionável para este CA o atual cenário de degradação económico e financeiro da SAD, que tem sido agravado por uma carga quase diária de processos executivos e consequentes penhoras por parte dos credores – totalmente entendível, mas absolutamente inibidora da atividade regular da Sociedade», pode ler-se na missiva partilhada pelo Boavista.
De acordo com o apurado pelo zerozero, o administrador judicial provisório proposto pelo Boavista e aprovado pelo tribunal é o dr. Inácio Ramos Peres. O próximo passo será a negociação direta com os credores, para que o PER seja formalmente aprovado.
O QUE É UM PER?
Um processo especial de revitalização (PER) é um mecanismo judicial dirigido a empresas em situação económica difícil, mas suscetíveis ainda de recuperação por terem viabilidade económica.
Neste processo é promovida a negociação com os vários credores, para que se desenvolva um plano de pagamento credível junto da entidade devedora. O objetivo passa por reestruturar o passivo e evitar a insolvência.
E AS TRANSFER BANS?
O zerozero entrou em contacto com elementos intervenientes no processo, mas a resposta em relação às reclamações de credores colocadas na FIFA não é clara. A esperança do Boavista é que estes dossiers sejam incluídos no PER, embora a opinião de advogados consultados pelo nosso portal não seja unânime. Há dúvidas, mesmo de gente especializada no Direito do Desporto.
LEIA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA:
«O Conselho de Administração (CA) da Boavista FC, Futebol SAD vem por este meio informar que foi notificada, esta segunda-feira, 11 de novembro, pelo Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, do despacho de aceitação do Processo Especial de Revitalização (PER), o qual seguirá agora os trâmites legais previstos e será desenvolvido ao longo dos próximos meses.
Este novo CA tinha plena consciência, desde o momento em que assumiu os destinos da SAD, da complexidade e exigência inerentes à missão que tinha pela frente, ainda que a realidade tenha superado claramente as piores expectativas.
A verdade é que, sem a adoção de medidas rigorosas e excecionais, a única alternativa seria a apresentação de um pedido de insolvência, o que culminaria na inevitável liquidação da SAD, frustrando, dessa forma, as legítimas expectativas de todos e a recuperação dos créditos por parte dos credores.
É inquestionável para este CA o atual cenário de degradação económico e financeiro da SAD, que tem sido agravado por uma carga quase diária de processos executivos e consequentes penhoras por parte dos credores – totalmente entendível, mas absolutamente inibidora da atividade regular da Sociedade.
Face a esta conjuntura, e ciente da responsabilidade de salvaguardar o futuro da Boavista FC, Futebol SAD, o novo CA considera não existir outra alternativa senão a submissão de um PER. Este processo inicia-se agora formalmente, depois de ter encontrado vários constrangimentos ao longo das últimas semanas, e será conduzido, nos próximos meses, com o rigor e a seriedade que este período exige.
Este será, sem dúvida, um momento determinante para criar as condições necessárias à imprescindível reestruturação económica e financeira da SAD, com vista a restabelecer a sua sustentabilidade e posição no mercado.
Agradecemos antecipadamente o apoio e a cooperação de todos os intervenientes neste processo vital para o futuro da Boavista FC, Futebol SAD.
O Conselho de Administração da Boavista FC, Futebol SAD»