MundoBola
·15 febbraio 2026
Botafogo x Flamengo: equipes preparam força máxima para clássico pelo Carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·15 febbraio 2026

Flamengo e o Botafogo devem entrar em campo com força máxima, ou muito perto disso, para o duelo decisivo das quartas de final do Campeonato Carioca. A partida acontece neste próximo domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), no Engenhão.
Mesmo com o Rubro-Negro tendo a Recopa pela frente e o rival ter um duelo na altitude pelas fases iniciais da Libertadores, o clássico é visto como uma prioridade para os times.
O Flamengo pôde desfrutar de quatro dias de intervalo sem jogos. Com isso, a intenção da comissão técnica comandada por Filipe Luís é escalar a equipe titular, mas com ressalvas em função do gramado sintético do Nilton Santos.
Para evitar desgaste e possíveis lesões no piso artificial, alguns jogadores podem ser poupados, como o lateral Alex Sandro e o meia De la Cruz. Arrascaeta também é tratado como dúvida, pois ainda trabalha para atingir a melhor condição física.
Por outro lado, o Mais Querido tem uma excelente novidade no banco de reservas. Após desfalcar o time em três partidas, Luiz Araújo está recuperado de dores na coxa direita e tende a ser relacionado. Já Varela e Jorginho continuam como baixas confirmadas.
Segundo o "ge", a provável escalação do Flamengo é: Rossi; Royal, Léo Ortiz (Vitão), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta (Plata); Paquetá, Carrascal (Samuel Lino) e Pedro.
Do outro lado, o rival chega pressionado. O Botafogo do técnico Martín Anselmi amarga uma incômoda sequência de quatro derrotas consecutivas (para Fluminense, Vasco, Grêmio e novamente Fluminense). Para tentar reverter a crise e buscar a recuperação imediata, o Alvinegro jogará com força máxima.
A principal notícia é o retorno do zagueiro Bastos, que ficou de fora contra o Fluminense e deve ser relacionado. No ataque, Matheus Martins é o mais cotado para assumir a titularidade. As ausências ficam por conta de Allan, que cumpre suspensão, e Ponte, que está lesionado.
A curiosidade da preparação alvinegra é que parte do elenco nem sequer estará no Rio de Janeiro. O clube enviou jovens jogadores e o goleiro reserva Léo Linck para a Bolívia, acompanhados pelo técnico do sub-20, Rodrigo Bellão. A estratégia é adaptar os garotos à altitude de 4 mil metros de Potosí.
Com isso, de acordo com o "ge", a provável escalação do Botafogo é: Neto; Ythallo (Bastos), Newton e Barboza; Vitinho, Barrera, Danilo e Alex Telles (Nathan Fernandes); Montoro, Matheus Martins (Artur) e Arthur Cabral.
O vencedor de Botafogo x Flamengo já sabe que enfrentará o Madureira nas semifinais. A equipe do subúrbio do Rio passou pelo Boavista com uma vitória por 2 a 1. Vale destacar que, diferentemente das quartas de final (jogo único), a fase semifinal será disputada em partidas de ida e volta.









































