Coluna do Fla
·31 agosto 2025
Boto detona arbitragem do Brasileirão em jogos do Flamengo: “Não parece por acaso”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·31 agosto 2025
O Flamengo empatou por 1 a 1 com o Grêmio, em jogo marcado pela falta de critério do árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Em diversos lances, o juiz tomou decisões contestáveis quanto a infrações que deveriam ser a favor do Fla. Além disso, Zanovelli ainda aplicou um cartão amarelo em Léo Ortiz, em lance que o zagueiro sequer fez falta. Com isso, o diretor de futebol José Boto falou com a imprensa ao fim da partida, demonstrando descontentamento.
Adversários jogam com as armas que têm, a estupidez é da arbitragem. Tivemos mais de 70% de posse de bola, e o árbitro conseguiu dar mais faltas nossas do que do adversário. A matemática é impossível. Um time que tem mais volume ofensivo não faz mais faltas, isso é um padrão comprometido. Isso prejudica mais do que a forma dos adversários, é legítimo como todos jogam -, disse, antes de prosseguir: Não é pelo pênalti, o pênalti foi bem assinalado. Mas são faltas, picotar o jogo, e até dar cartões para nossos jogadores em lances que nem falta são. A arbitragem não foi o fator principal para não vencermos, o goleiro deles fez boas defesas… mas preocupa (a arbitragem) porque trava a nossa parte ofensiva, tira a fluência do jogo. Não é a primeira vez que acontece e não parece ser por acaso.
Como dito por José Boto, o Flamengo dominou nos números da partida. Apesar do empate em 1 a 1, o Rubro-Negro criou mais chances, com 21 finalizações, contra 6 do Grêmio. Além disso, o goleiro Tiago Volpi realizou quatro defesas decisivas para o resultado.
Apesar do empate, o Flamengo segue na liderança isolada do Brasileirão. O Rubro-Negro soma 47 pontos em 21 jogos, tendo o Cruzeiro como equipe mais próxima, com 44 pontos em 22 jogos. Contudo, é importante salientar que o Palmeiras pode chegar a 45 pontos, se vencer o Corinthians em jogo na noite deste domingo (31).
Agora, o Flamengo pausa para a Data FIFA e volta a campo apenas no dia 14 de setembro, quando enfrenta o Juventude, no Alfredo Jaconi. O time gaúcho é atualmente o 17º colocado, mas venceu o Ceará na última rodada e demonstra empolgação para reverter a situação negativa no Brasileirão.