MundoBola Flamengo
·10 settembre 2025
Brasil sofre na altitude e perde para Bolívia na despedida das Eliminatórias

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 settembre 2025
A Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para a Bolívia na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Jogando na altitude de 4.150m de El Alto, o Brasil não conseguiu imprimir o seu ritmo e perdeu com gol de pênalti. Apesar das dificuldades, a noite certamente foi especial para Samuel Lino, do Flamengo, que estreou com a camisa do Brasil como titular.
A primeira etapa foi de dois times que davam sinais se sentirem os efeitos da altitude: baixa intensidade e poucas chances de gol. O Brasil teve mais posse de bola, trocou passes no campo de ataque e dominou as ações. No fim, contudo, o árbitro assinalou pênalti de Bruno Guimarães, e Miguelito fez 1 a 0 para a Bolívia na cobrança.
Samuel Lino tentou jogadas individuais nos primeiros 45 minutos, mas logo deu sinais de cansaço pelo ar rarefeito. A câmera da transmissão flagrou a dificuldade do atacante do Flamengo de respirar após lance de velocidade. Um problema que afetou todo o time, principalmente os jogadores de frente.
Não à toa, Carlo Ancelotti mudou todo o ataque aos 15 minutos do segundo tempo. Samu Lino, Richarlison e Luiz Henrique deram lugar a Raphinha, Estêvão e João Pedro. O rubro-negro deixou o campo na estreia pela Seleção Brasileira com 23 ações com bola, 85% de acerto nos passes (17/20) e um duelo vencido.
A Seleção naturalmente aumentou o volume após a entrada de atletas descansados, mas não conseguiu armar uma pressão. Os substitutos rapidamente perderam intensidade, e a Bolívia cresceu. A equipe brasileira tentou alguns lances de perigo nos acréscimos, mas sem ameaçar realmente o gol rival, e o jogo chegou ao fim com triunfo boliviano.
Apenas um jogador rubro-negro não entrou em campo nas rodadas de Eliminatórias: Jorge Carrascal. O meia colombiano ficou no banco contra a Bolívia e não foi relacionado para enfrentar a Venezuela. O segundo que menos atuou foi justamente Samuel Lino, que atuou apenas no jogo desta terça.
No Uruguai, Arrascaeta marcou um golaço e Varela deu assistência na vitória sobre o Peru. Ambos foram liberados para retornar ao Flamengo após o jogo, mas o lateral retorna com quadro de pubalgia. Já Matías Viña atuou os 90 minutos do empate sem gols com o Chile.
Gonzalo Plata começou no banco e atuou por 20 minutos no empate entre Equador e Paraguai. Ele foi titular nesta terça, contra a Argentina, e atuou por 70 minutos em partida marcada pela violência. Os atletas se reapresentam ao Flamengo nos próximos dias e se juntam a preparação para enfrentar o Juventude.