Zerozero
·10 settembre 2025
Campo Diogo Jota: novo centro de formação da AF Porto já tem relvado principal

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 settembre 2025
O novo centro de formação da AF Porto será formalmente apresentado no sábado, 13 de setembro. A estrutura está a crescer num terreno na freguesia de Ramalde e será constituída por quatro campos de futebol, dois deles de relva natural.
José Manuel Neves, presidente da associação, revelou que o principal relvado - já pronto - terá o nome de Diogo Jota, internacional português tragicamente desaparecido a 3 de julho.
«Decidimos em reunião de direção atribuir o nome do Diogo Jota ao campo principal», anunciou o dirigente, em conversa com a comunicação social, na noite de terça-feira.
«Também iremos homenagear o seu irmão [André Silva], mas de outra forma. Além do campo de futebol, iremos fazer um mural dedicado ao Diogo Jota numa outra zona do novo centro de formação.»
Para José Manuel Neves, Diogo Jota foi sempre «o mesmo rapaz simples» que deu os primeiros passos no Gondomar e, posteriormente, se transferiu para o Paços de Ferreira.
«Queremos que as crianças que nos visitem se possam inspirar no Diogo.»
Além do anúncio à homenagem a Jota, através deste batismo do campo principal, José Manuel Neves descreveu algumas das características das novas infraestruturas [ver foto de capa].
«Teremos quatro novos campos. Dois de relva natural e dois de relva sintética. Um dos relvados naturais terá dimensões-FIFA e o outro será destinado ao treino específico de guarda-redes», descreveu o presidente da AF Porto.
«Além disso, posso já anunciar que o edifício principal terá à volta de 2800 metros. Será nessa infraestrutura que colocaremos os balneários e uma clínica que dará apoio aos nossos atletas. Haverá ainda um museu temático de Nasoni», aludiu o líder da entidade distrital, lembrando a forte presença arquitetónica do artista italiano nas imediações.
Se tudo decorrer dentro dos prazos normais, o Centro de Formação da AF Porto estará concluído durante o ano de 2027.
«Já fizemos a fase zero, completámos agora a fase número um e avançaremos para a fase dois com a construção de mais dois relvados. A fase três será para o edifício principal e a fase quatro para o último campo relvado. Dentro de dois anos e meio estará tudo concluído», asseverou José Manuel Neves.