Glorioso 1904
·5 dicembre 2025
Candidato à MAG do Benfica 'arrasa' plano de Rui Costa: "É ilegal"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·5 dicembre 2025

Gonçalo Almeida Ribeiro alega que a Assembleia Geral Extraordinária do Clube da Luz, onde se vai votar o Benfica District, é ilegal. O antigo candidato à MAG das águias, pela lista de João Noronha Lopes, falou com o jornal A Bola, sobre a Assembleia, e questionou a possibilidade do voto eletrónico para decidir se o projeto de Rui Costa vai, ou não, para a frente.
"O artigo 62.º diz que as deliberações são tomadas por maioria absoluta dos sócios presentes. O sentido mais óbvio de ‘presentes’ é terem de estar fisicamente reunidos no mesmo local. Muitos juristas dirão que é isto e ponto final. E, portanto, nem sequer é possível fazer uma reunião da AG em formato híbrido, em que há uma parte dos sócios que está presente e uma parte que participa por meios telemáticos", começou por explicar o ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional.
Almeida Ribeiro prosseguiu com a explicação: "Numa noção mais ampla, o conceito de presença não tem necessariamente de ser físico, pode ser social. Da mesma forma que uma reunião de videoconferência. Usamos um conceito de presença que não implica a proximidade física, implica a proximidade comunicativa e a visualização. Isto é muito importante: a visualização. Porque, para haver uma reunião de uma assembleia, tem que haver a visualização dos membros. Isto é, eu tenho que saber, como membro da assembleia, quem são os demais membros da assembleia que estão presentes. Este é o conceito de assembleia".
"A descrição que é feita não dá nenhuma espécie de garantia desse aspeto. Parece-me inviável… Como é que eu vou saber quem é que está do outro lado? E estamos a falar de potencialmente milhares de pessoas", atirou, logo de seguida, numa reflexão que deixa no ar fortes críticas à medida de Rui Costa.
Live









































