Esporte News Mundo
·21 aprile 2025
CBF reconhece erro em Gre-Nal e diz que houve pênalti para o Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·21 aprile 2025
— Continua depois da publicidade —
A polêmica envolvendo um possível pênalti no empate em 1 a 1 entre Grêmio e Internacional, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (21). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que afirmou que houve infração no lance envolvendo Aravena e Aguirre.
O lance aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo, quando o meia do Grêmio foi derrubado dentro da área por Aguirre. O árbitro Bráulio Machado foi chamado ao VAR para revisar a jogada, mas optou por manter a decisão de campo e mandou o jogo seguir.
No relatório emitido após reunião virtual no dia 20 de abril, o comitê concluiu que a penalidade deveria ter sido marcada. ‘O defensor do Internacional não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar’, aponta o documento assinado por Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF.
O encontro contou com a participação de nomes reconhecidos na arbitragem mundial, como Nicola Rizzoli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, além de Fabricio Vilarinho, integrante da Comissão de Arbitragem da CBF.
Ainda segundo o comunicado, a decisão do comitê tem caráter consultivo e qualquer providência administrativa será tomada internamente pela diretoria da arbitragem da entidade.
Antes disso, na madrugada de sábado para domingo, a CBF já havia divulgado o áudio da conversa entre o árbitro Bráulio Machado e o VAR Wagner Reway, no momento da análise do lance. A divulgação foi uma resposta à grande repercussão do episódio nas redes sociais e entre os torcedores.
Live