Zerozero
·4 febbraio 2026
Chama-se Camões e é o português mais bem posicionado na luta pela Bota de Ouro

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 febbraio 2026

Não é, com toda a certeza, o nome mais mediático; no entanto, tem vindo a fazer história. Ieltsin Camões é o jogador português que se encontra mais bem posicionado na luta pela Bota de Ouro.
Ainda que se tenha mudado recentemente para os egípcios Al-Ahly, num cenário que o afasta da possibilidade de subir lugares nesta lista (a Bota de Ouro é referente apenas a campeonatos europeus), o atacante contabilizou 13 golos em 25 jornadas do campeonato norueguês, onde esteve ao serviço do Tromso.
Nascido em Luanda mas em Portugal desde tenra idade, começou por fazer a sua formação no CAC em 2007/08, tendo seguido para o Sporting em 2011, onde ficou durante dois anos. Em Alcochete jogou com jogadores como Rafael Leão, Daniel Bragança e Nuno Moreira.
O jogador, de 26 anos, representou outros clubes, como União de Almeirim, FC Alverca, Skelleftea FF e IK Brage, isto antes de chegar à já referida Noruega.
A Bota de Ouro da UEFA recorre a um sistema de coeficientes assente no ranking da UEFA, que pondera os golos marcados de acordo com o grau competitividade de cada liga. Assim, nem todos os golos têm o mesmo peso: são multiplicados por 2 nas cinco principais ligas, por 1,5 nas ligas classificadas entre o 6.º e o 22.º lugar e por 1 nas restantes competições.
Graças aos 13 golos apontados, Camões encontra-se no 48.º lugar da tabela geral, com 19,50 pontos, e está à frente de nomes como Pablo Filipe, ex-Gil Vicente e atualmente no West Ham (dez golos e 15 pontos), de Pedro Gonçalves, do Sporting (dez golos e 15 pontos), e até de Cláudio Braga.
Como se pode observar no grafismo apresentado do lado direito, o avançado encontra-se, neste momento, em igualdade com o melhor marcador do FC Porto, o espanhol Samu, e até mesmo de Jesús Ramirez, avançado do CD Nacional.
A Eliteserien é uma liga anual e todos os golos marcados na temporada são contabilizados para a edição da Bota de Ouro que começa nos países da Europa Ocidental. Por exemplo, a temporada de 2025 do campeonato norueguês conta para a Bota de Ouro 2025/26.
Quando a nova época começar na Noruega, em abril, os golos marcados passarão a contar para a edição seguinte da Bota de Ouro. Deste modo, como o campeonato já acabou, os jogadores desta liga terão mais dificuldades em disputar a Bota de Ouro.
As boas exibições e os golos de Ieltsin Camões valeram-lhe a transferência para a Egyptian Premier League, onde representa agora o Al-Ahly. O jovem avançado torna-se, assim, o único português a atuar atualmente na liga egípcia.
Chegou ao clube do Cairo no atual mercado de transferências por empréstimo, com o clube egípcio a deter uma opção de compra de Camões. Inclusivamente o jogador já se estreou pelo Al-Ahly, jogando 25 minutos frente ao Bank Al Ahly e não anotando qualquer tento.








































