Território MLS
·15 dicembre 2025
Com golaço de ex-São Paulo e após disputa de 24 pênaltis, Toluca é bicampeão mexicano

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·15 dicembre 2025

Diablos conquistam o doblete em 2025, com a conquista do Clausura e do Apertura
O Toluca de Turco Mohamed segue fazendo história na Liga MX. Diante de mais de 30 mil torcedores no estádio Nemesio Díez Riega, os Diablos conquistaram a ‘dobradinha mexicana’, com a vitória sobre o Tigres nos pênaltis por 9 a 8, na decisão do Apertura 2025.
Com o troféu, o Toluca se igualou ao Chivas como 2° maior campeão nacional na era moderna do futebol mexicano, ambos agora possuem 12 taças, atrás apenas do líder América, com 16. Os Diablos também repetiram o feito do América, de André Jardine, ao serem campeões do Clausura e Apertura no mesmo ano.
Após vencer o jogo da ida por 1 a 0 em Nuevo León, o Tigres precisava de apenas um empate para voltar a ser campeão mexicano após 2 anos. Nisso, os Felinos começaram o jogo indo para cima dos Diablos, e em cobrança de falta em frente a área, o veterano Gignac bateu forte, a bola desviou em Fernando Gorriarán e entrou no gol, aos 14′.
Próximo ao intervalo e precisando dar uma resposta ao seu torcedor, o Toluca se lançou ao ataque, e aos 40′, o brasileiro Helinho (ex-São Paulo e RB Bragantino) acertou um belo chute de fora da área, recolocando os “Rojos” na decisão. Com o placar agregado ainda apontando vantagem para o Tigres (2 a 1), os donos da casa voltaram com tudo do intervalo e aos 52′, o artilheiro do torneio, Paulinho, virou o duelo, 2 a 1.
O jogo seguiu pegado, com ambas equipes partindo para cima, mas nenhuma jogada resultou em gol, e com a igualdade nos placares somados, a final foi levada para a prorrogação. Contudo, mesmo com o tempo extra, os times não alteram o marcador, e o campeão nacional foi decidido nos pênaltis.
Numa noite pouco inspirada dos goleiros, foram cobradas 24 penalidades, com os Diablos levando a melhor por 9 a 8, com o pênalti decisivo sendo cobrado por “Diablito” Vega. Frederico Pereira, Juan Dominguez e Luis Garcia desperdiçaram no lado do Toluca, enquanto Nicolás Ibánez, Joaquim, Guzmán e Ángel Correa erraram para o Tigres.
Levando em conta apenas a era moderna da Liga MX, o Toluca alcançou o seu 12° título nacional, se igualando ao Chivas, e ficando atrás apenas do América. Veja todos os campeões na tabela abaixo:









































