Revista Colorada
·10 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·10 gennaio 2025
O avanço tecnológico alcançou diversas áreas e com o esporte não seria diferente. Hoje não é mais possível pensar no cenário de competição desportiva sem que um componente tecnológico esteja inserido. Os atletas e todos os envolvidos, como treinadores e profissionais de preparação, utilizam da tecnologia para melhorar os resultados. Acompanhe esse guia e entenda o impacto da tecnologia no esporte.
Foto: Unsplash.com
A tecnologia no esporte pode ter uma aplicação direta e até mesmo indireta, seja para melhorar o desempenho, fazer aperfeiçoamentos em treino, comparar e analisar as experiências dos atletas e até mesmo o comportamento dos fãs.
Os avanços são percetíveis em situações como, por exemplo, para se certificar se um golo estava impedido ou não. Isso é feito através do sistema de análise do vídeo, conhecido como VAR.
Ou seja, com a tecnologia no esporte é possível deixar os resultados mais honestos, diminuindo os erros durante as partidas para melhorar o desempenho da arbitragem e tornar a experiência dos jogos ainda mais emocionante.
Os recursos também permitem a coleta de dados, que podem ser demonstrada para os jogadores por meio de PDF, seja para aumentar a perceção de jogo, para apresentar o desempenho da equipa adversária, entre outras funções. Ademais, considerando que é possível editar PDF online, com plataformas como o PDF Guru, esse recurso também pode ser explorado no esporte.
Materiais como o PDF poderão ser facilmente compartilhado entre os desportistas, como também podem ser acessados por fãs e outros que participam diretamente dos campeonatos.
Há décadas que a tecnologia está aplicada ao esporte, motivada por uma série de critérios que inclui um avanço tecnológico geralmente, mas especialmente ao aumentar a busca pelo melhor desempenho na área.
Esse alcance não tem um responsável exclusivo, pois foi a acontecer a medida que a tecnologia também estava alcançado outras áreas. Mas, sendo mais específico, o esporte começou a utilizar equipamentos com tecnologia a partir de 1950, quando surgiram as sapatilhas de amortecimento, além de raquetes de ténis mais modernizadas.
Isso foi resultado de uma melhoria na indústria e na busca por matérias que ofereciam o melhor resultado. Ademais, foi na década de 80 que houve maiores mudanças no esporte, resultado da aplicação tecnológica.
O uso de sensores de movimento, por exemplo, permitiu conhecer melhor o desempenho dos atletas, assim como as câmaras também adicionou uma melhor visibilidade dos competidores, sendo de grande utilidade a tecnologia no futebol e outros desportos.
Mas foi em 2000 que tudo ficou mais expansivo, especialmente com a evolução no tênis a partir do uso do Hawk-Eye, um dos maiores avanços da tecnologia no mundo do esporte. Isso porque, com esse aprimoramento, ficou fácil definir se a bola estava dentro ou fora, minimizando os erros que prejudicariam equipes.
Já os anos 2000 apresentou uma figura emblemática, o brasileiro pesquisador na Universidade de Nova Iorque, Claudio Silva, responsável por desenvolver um rastreador de trajetória, visando analisar melhor os atletas e as partidas.
Assim, se perguntarem qual a influência da tecnologia no esporte, podemos assegurar que são vários os casos em que dispositivos eletrônicos auxiliaram os atletas. Outros sensores de desempenho, como o uso de dispositivos vestíveis, também alcançaram maior sucesso, devido à possibilidade de acompanhar os dados em tempo real, minimizando qualquer desvio de atenção.
Mas o que hoje movimenta muito os apaixonados por esporte são as competições de jogos conhecidos como e-Sports. Ele permite que os competidores façam competições em rede ou online, o que atrai bastante os fanáticos.
É inegável a influência da tecnologia no esporte. Isso porque, hoje, as competições estão a ter uma melhor qualidade devido ao uso de diversas ferramentas que permitem uma análise de dados em tempo real.
Desse modo, tornou-se um mecanismo de aprimoramento das partidas, do desempenho dos atletas, que jamais poderá ser desconsiderada. Pelo contrário, espera-se que mais avanços aconteçam para que a qualidade seja sempre maximizada, como em alguns aspetos que exploramos a seguir.
Os atletas são beneficiados com o uso da tecnologia, principalmente por permitir uma otimização do treinamento a partir do acompanhamento do profissional. Com os dados em tempo real, os dispositivos móveis mostram algumas informações como os movimentos, a frequência cardíaca, etc.
Esses aspetos podem viabilizar as melhorias no atleta para que o seu treinamento seja voltado para superar as suas dificuldades e melhorar as suas habilidades conforme a capacidade que possui, o que é demonstrado a partir da tecnologia.
Imagine que um juiz perdeu a oportunidade de marcar um pénalti por falta de atenção. O uso da tecnologia visa evitar também que essas eventualidades aconteçam e prejudique as equipas em competição.
A análise pode ser feita instantaneamente, enquanto a partida acontece. Até mesmo os fãs encontram hoje uma transmissão em tempo real, aumentando a confiança nos resultados das partidas.
A tecnologia também atingiu a arbitragem, fazendo com que os erros sejam minimizados. Desse modo, é possível monitorar, por exemplo, o uso de substâncias proibidas, verificar para punir jogadores que cometem falta leve ou grave, consultar o VAR, entre outras formas de assegurar um jogo honesto.
Atualmente, é possível acompanhar de casa os jogos e engajar na internet. Diversas plataformas possuem transmissão interativa para os fãs poderem se comunicar enquanto os jogos acontecem.
Os estádios também estão melhor equipados, para os fãs terem melhores experiências enquanto participam dos eventos desportivos. No Brasil, por exemplo, existem museus tecnológicos que apresentam história de ídolos de equipas, momento inesquecível para quem tem oportunidade de participar.
Hoje, é possível perceber quais os benefícios da tecnologia no esporte. Mas podemos dizer que há um futuro evolutivo esperando para gerar maior integração da realidade aumentada e virtual, vestimentas avançadas para melhorar habilidades e análise de dados dos atletas e maiores ferramentas para minimizar os erros. Portanto, a evolução continuará aliada ao esporte, tornando a experiência com mais qualidade para os profissionais, atletas e fãs.